Fale Conosco

(11) 94399-5036

Associado

Faça o login

Incerteza olímpica

Indo contra a expectativa geral, os Jogos Olímpicos de Londres, cuja abertura oficial será na próxima sexta-feira (27), podem interferir de forma negativa no setor de viagens e turismo da capital europeia, que sediará o evento, conforme matéria publicada hoje pela redação da Folha Online (http://bit.ly/NPb2mG).

Confira na íntegra:

Especialistas questionam impacto positivo de Jogos no turismo

O aumento do turismo é frequentemente citado como um dos supostos benefícios que um país pode ter com a realização dos Jogos Olímpicos. Mas à exceção da agência oficial de turismo de Londres, é difícil achar alguém do setor que esteja otimista em relação aos ganhos que os Jogos Olímpicos de 2012 podem trazer ao setor na cidade.

Alguns estudos mostram que várias cidades-sede dos Jogos recentes sofreram, na verdade, com uma queda no turismo no ano do evento e nos anos imediatamente posteriores.

Há quem sugira, inclusive, que o Rio de Janeiro, próxima sede da Olimpíada, não caia no conto do comitê olímpico e acredite que o megaevento seja capaz de turbinar o setor.

“Os Jogos não são um evento turístico. São, na verdade, uma droga poderosa que intoxica as pessoas e as faz insistir nisso sem qualquer base na realidade”, disse à BBC Brasil Tom Jenkins, diretor-executivo da Associação Europeia de Operadores de Turismo (Etoa, na sigla em inglês), que prevê que o turismo local “desabará” depois do evento. “Minha sugestão para o Rio de Janeiro é para que não caiam no conto do Comitê Olímpico Internacional”, completa.

Para o secretário de Turismo do Rio, Pedro Guimarães, no entanto, o planejamento dos organizadores dos Jogos na cidade prevê o incentivo à realização de grandes eventos na cidade para permitir a utilização plena dos locais de competições e também da infraestrutura hoteleira após o término da Olimpíada. “Acredito que o Rio estabelecerá um paradigma novo para a realização dos Jogos”, afirmou à BBC Brasil.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área dos associados