O mês de junho foi intenso no que diz respeito ao tráfego aéreo mundial. De acordo com informações divulgadas pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o crescimento foi de 6,2%, se compararmos com o mesmo período de 2011, conforme matéria publicada hoje pelo jornalista Rafael Massadar do Mercado & Eventos (http://bit.ly/RdiWIF).
Confira na íntegra:
IATA diz que tráfego aéreo mundial cresce 6,2% em junho
O tráfego aéreo mundial no mês de junho registrou crescimento de 6,2% comparativamente com o mesmo período do ano anterior, segundo dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). No período em questão, a capacidade aumentou 4,5% e os voos tiveram um ‘load factor’ de 81%.
No entanto, o órgão realça que estes resultados “mostram uma desaceleração contínua do crescimento da procura de transporte aéreo, o que está em linha com a quebra de negócios e da confiança dos consumidores”. O CEO da IATA, Tony Tyler, esclarece que “a incerteza que vemos na situação econômica global está a refletir-se no desempenho do transporte aéreo. Embora existam alguns desempenhos sólidos, é difícil detectar uma tendência positiva ou negativa a nível mundial”. O responsável salienta que é necessário clareza da economia europeia para contribuir para o bem-estar dos consumidores.
No que diz respeito às companhias aéreas europeias, estas verificaram um “forte crescimento” em junho, com mais 7,3%. No entanto, face à conjuntura europeia, a IATA descreve este crescimento como um “resultado da volatilidade das fracas condições do mercado”. Nos últimos meses, a tendência de crescimento atenuou, após uma taxa de crescimento sólida de 6%, desde meados de 2011 até o primeiro trimestre de 2012. A capacidade aérea foi de mais 4,9% e, o ‘load factor’, de 82,5%.