Apesar do aumento de 7,9% dos embarques e desembarques realizados em terras brasileiras no primeiro semestre deste ano, cidades como Salvador (BA), Recife (PE) e Natal (RN) terminaram o mês de junho em baixa, se compararmos com o mesmo período de 2011. Em contrapartida, os aeroportos de Confins (MG) e Campinas (SP), por exemplo, superaram as expectativas e tiveram crescimento acima dos 20%, conforme matéria publicada hoje pelo repórter Danilo Teixeira Alves do Panrotas (http://bit.ly/O5pNAx).
Confira na íntegra:
Aeroportos do Nordeste crescem abaixo da média em 2012
De acordo com o estudo Visão Setorial Sistema Aeroportuário Nacional, realizado pela diretoria técnica do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), houve um crescimento de 7,9% no número de passageiros embarcados e desembarcados no primeiro semestre de 2012 no Brasil. Este incremento, que permanece acima da média mundial, é menos que 50% do valor da variação do 1º semestre entre o ano de 2010 e 2011, que foi de 19,74%.
Segundo a pesquisa, junho foi o mês mais bem sucedido em termos de crescimento, com 14,9% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, o sexto mês do ano superou as expectativas e ultrapassou a média de crescimento dos meses anteriores, apontando para uma recuperação do setor em relação ao aumento do tráfego de passageiros.
Cabe mencionar que, em termos regionais, o Nordeste, mais precisamente Salvador, Recife e Natal apresentaram em junho de 2012 taxas de crescimento bem abaixo da media mensal do setor (1%,1,1% e 6,4%, respectivamente), em comparação ao resultado do mesmo mês em 2011.
Os aeroportos de Confins (MG), Campinas (SP) e Galeão apresentaram taxas de crescimento bem acima da média, ultrapassando 20% de crescimento no acumulado até junho.