Fale Conosco

(11) 94399-5036

Associado

Faça o login

O brasileiro e seus hábitos de navegação em dispositivos móveis

A Opera Software anunciou os resultados do seu estudo mais recente sobre o uso da internet móvel no Brasil, trazendo referências sobre o uso de Internet móvel no país. Com uma amostra de mais de seis mil brasileiros, usuários do Opera Mini, entrevistados durante o mês de julho de 2012, a pesquisa revelou que 79% utilizam seus dispositivos móveis diariamente para acessar a internet.

O uso mais comum é para atualizar redes sociais, baixar conteúdos, assistir vídeos e fazer pesquisas. Mais de dois terços dos participantes responderam que teriam interesse em interagir com as propagandas que vêem na mídia tradicional por meio de seus celulares.

A pesquisa mostrou ainda que, quando o assunto é publicidade móvel, os usuários estão mais interessados em propagandas de aplicativos, ringtones, jogos e wallpapers. A maioria das pessoas que respondeu ao questionário era homens (69%), com idades entre 13 e 35 anos (63%) e afirmou ser estudante (41%).

Os resultados da pesquisa incluem algumas conclusões como:

• Cerca de um terço dos usuários (30%) não têm acesso à internet em casa e 24% acessa a internet de lan houses ou internet cafés;

• A maioria dos usuários da internet móvel navega na rede com telefones básicos (78%);

• Sessenta e cinco por cento dos usuários disseram querer conteúdos gratuitos, 37% estão interessados em aplicativos, ringtones, jogos e wallpapers, e 29% tem interesse em vídeos;

• Quando perguntados sobre o que gostariam de comprar nos seus dispositivos móveis, 76% por cento dos entrevistados falaram que não compram por meio de seus celulares. Entre aqueles que declararam utilizar o dispositivo móvel para compras, as categorias mais populares foram: aplicativos, ringtones, jogos e wallpapers, com 18%. Em seguida vieram os produtos eletrônicos como telefones e computadores (3%);

• A pesquisa mostra que 69% dos participantes se interessariam em interagir com as propagandas que vêem nas mídias tradicionais, como televisão, jornais e revista, por meio de seus celulares;

• Ao serem questionados sobre o que gostam de fazer quando navegam na internet pelo celular, 59% respondeu entrar nas redes sociais, 57% baixar conteúdos, 36% fazer buscas e 32% assistir vídeos;

• Ao todo, 75% das pessoas ouvidas pela Opera disseram que utilizam plano de dados de celular pré-pago, enquanto apenas 10% declararam ter plano pós-pago. Os demais, disseram não ter plano de dados ou utilizar rede Wi-fi.

“Esse estudo mostra que os brasileiros estão receptivos para a publicidade móvel e, mesmo demorando para adotar o mobile commerce, estão comprando cada vez mais aplicativos, ringtones, jogos e wallpaper, e produtos eletrônicos através do celular”, explica Nuno Sitima, vice-presidente sênior da Opera Software para desenvolvimento de negócios. “As redes sociais ainda dominam quando o assunto é uso da internet no celular no Brasil, o que demonstra necessidade de acesso à banda larga no país, já que 30% das pessoas não têm internet em casa”.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área dos associados