Quem gosta um pouco de marketing e negócios já deve ter ouvido o quanto é mais caro conquistar um novo cliente do que manter os seus atuais. E quem gosta um pouco de Internet já deve ter percebido que um cliente satisfeito pode se tornar uma propaganda ambulante para milhares de pessoas: é o tal boca-a-boca.
Sim, é verdade que o boca-a-boca sempre existiu. E de fato grande parte das nossas decisões de compra partiram dele. Mas se antes um cliente poderia influenciar sua família e amigos, agora ele pode se conectar com milhares de pessoas, e gerar um impacto muitas vezes comparável a um veículo pago (ou anúncio, para ficar mais claro).
Por outro lado essa tal cliente satisfeito e falante parece utópico para os agentes de viagem. Afinal, se tudo sai bem, a tendência é que se fale mais da viagem do que do agente, que “não fez mais do que a obrigação”. Agora se algo sai errado… Xiii! Mas mesmo assim uma série de empresas tiram proveito positivo disso. E como?
Às vezes basta perguntar. Que tal se relacionar com seu cliente nas redes também, e perguntar como está tudo naquela foto que ele orgulhosamente publicou bem no meio da viagem? A sensação de ser cuidado pode render muitos comentários positivos. Tenho amigos agentes que passaram a criar álbuns com fotos dos grupos, e que desenvolveram atividades antes, durante e depois da viagem, tudo no Facebook. Simples e encantador.