Fale Conosco

(11) 94399-5036

Associado

Faça o login

De frente para o gol

Além de ser uma característica imprescindível a todas as atividades, o quesito “qualidade” representa um diferencial do qual todos querem usufruir. Independente do setor em que se atue, oferecer atendimento personalizado e garantir que as necessidades de cada cliente sejam satisfeitas são fatores que contribuem – e muito! – com a imagem que o país gera lá fora.

No turismo, o cenário é o mesmo ou talvez até um pouco mais rígido, dada a importância de recepcionarmos, de forma adequada, as pessoas que viajam para cá. Neste caso, a hospitalidade e o carisma tipicamente brasileiros fazem, sim, a diferença, mas estão diretamente relacionados a outro fator de igual relevância: a capacitação.

Há quem diga que estamos entre os povos mais calorosos do planeta e esta aptidão para dividir o espaço com outras etnias e culturas faz de nós os anfitriões ideais. Ainda assim, a barreira do idioma continua sendo um dos mais difíceis problemas a ser superado, tendo em vista que apenas 24% dos brasileiros têm domínio do inglês, de acordo com pesquisa realizada no começo deste ano pela Catho Online, empresa reconhecida em toda a América Latina e especializada na busca por vagas de empregos.

Se considerarmos que a expectativa é de que 600 mil turistas estrangeiros desembarquem no país durante a Copa do Mundo de 2014, a situação se torna ainda mais preocupante. Também deixamos a desejar no chamado turismo receptivo quando não dispomos de mão de obra qualificada para desempenhar as funções de recepcionista em serviços de hospedagem, garçom e até mesmo auxiliar de agenciamento de viagens, por exemplo – profissionais cuja responsabilidade é trabalhar para garantir atendimento completo aos visitantes.

Assim como o Ministério do Turismo lançou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), projeto que tem como meta capacitar os brasileiros a dar as boas-vindas aos turistas que nos visitam todos os anos e que estarão por aqui em 2014, as associações do setor também se responsabilizam pela qualidade dos serviços prestados por suas associadas, até mesmo por estarem elas entre as personagens principais desta realidade.

A Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp) trabalha dia e noite em benefício do turismo no interior paulista, lutando pelos direitos das agências e velando pela manutenção da profissão. Por meio da promoção de três eventos anuais (a Aviestur – Feira de Turismo do Estado de São Paulo, o Prêmio Top Aviesp e o Seminário Aviesp) e da realização de cursos semanais, a entidade garante que os holofotes estejam voltados para o mercado de turismo e estimula o debate acerca de temas de interesse destes profissionais, investindo na qualidade e na eficiência do atendimento que disponibilizam aos seus clientes.

Todos nós sabemos que a nossa terra é, sem dúvidas, pátria de belezas naturais e de atributos que a colocam entre as mais belas do mundo. Porém, é preciso afirmar que, apesar de forte, o turismo ainda não é a nossa praia – há, no momento, muita onda para ser percorrida. Se falta profissionalismo no modo como recepcionamos nossos visitantes, nos sobra destreza em fazer, da nossa casa, a deles. Afinal, o Brasil não é penta apenas no futebol; nossos craques também se encontram fora dos gramados, prontos para darem ao país o reconhecimento que merece.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área dos associados