Por ser segurança uma das características fundamentais para garantir o bom funcionamento da indústria de viagens, o Ministério do Turismo deu início, nesta semana, a uma campanha que visa motivar as empresas que atuam no setor a integrarem ou renovarem seu cadastro no Cadastur. Além de obterem acesso a linhas de crédito de bancos públicos, estas empresas ainda podem participar de ações promocionais empreendidas pelo próprio MTur, conforme matéria publicada hoje pela redação do Mercado & Eventos (http://bit.ly/TapFUY).
Confira na íntegra:
MTur realiza campanha para incentivar cadastro no Cadastur
Pensando em oferecer ao turista uma fonte de consulta digital de serviços, o Ministério do Turismo realiza campanha online e offline para sensibilizar empresários brasileiros do setor a efetivarem ou renovarem o cadastro no Cadastur. O sistema reúne empresas turísticas regularizadas no mercado e em dia com obrigações legais. Além de oferecer segurança ao consumidor, o Cadastur é uma ferramenta prática e segura para internautas que usam a internet para planejar a própria viagem.
Nesta semana, o MTur iniciou o contato com 6 mil empreendimentos hoteleiros participantes do Cadastur. Os empresários serão comunicados sobre o prazo de validade do cadastro e poderão atualizar o registro, garantindo a manutenção do nome da empresa no mapa formal do turismo brasileiro.
Segundo o último Estudo da Demanda Internacional no Brasil, a internet é a principal fonte de informações sobre turismo para um em cada três dos viajantes pesquisados (30,9%). Nas mídias sociais, turistas consultam outros turistas e é assim que a troca de informações sobre meios de hospedagem, passeios e atrações dos destinos se transformam em serviço de ‘utilidade pública’ na web.
As empresas que participam do Cadastur são incluídas em ações promocionais do MTur, podem participar de eventos, feiras, ações e iniciativas promocionais no Brasil e no exterior e têm acesso a linhas de crédito dos bancos públicos.
Além disso, o cadastro regular é pré-requisito para participar do aplicativo Trip Planner, recém-lançado pela Embratur no Facebook. A ferramenta oferece informações sobre aspectos práticos de viagem e permite que o turista tenha acesso online aos serviços oferecidos pelo setor turístico brasileiro, o que amplia a visibilidade do negócio.
As empresas que atuam como agência de turismo, meio de hospedagem, transportadora turística, organizadora de eventos, parque temático, acampamento turístico e guias de turismo têm a obrigação legal de se cadastrar e renovar o cadastro de dois em dois anos.
Para regularizar o cadastro, o empresário deve entrar em contato diretamente com o órgão oficial de Turismo em seu estado, apresentando a documentação atualizada do estabelecimento e o formulário de oferta de serviços.
Se preferir, entre em contato com o Ministério do Turismo pelo telefone 0800 606 8484 ou pelo e-mail atendimento.cgst@turismo.gov.br. Outras informações no site do Cadastur.