De acordo com dados divulgados por Gloria Guevera, o México vem ganhando destaque no que concerne ao turismo, área que representa, sozinha, quase 10% do PIB do país. Além de contar com aumento intensivo no número de turistas, que saltou de 162 milhões para mais de 191 milhões, os investimentos no setor já chegaram aos mais de 20 bilhões de pesos neste ano, conforme matéria publicada hoje pela jornalista Carolina Maia do Brasilturis (http://bit.ly/OOP8D2).
Confira na íntegra:
Setor de turismo do México tem crescimento significativo
A secretaria de Turismo do México, Gloria Guevera, divulgou o Sexto Relatório Governamental do Turismo. O relatório registra um período de forte crescimento no fluxo de turistas – tanto de origem doméstica quanto internacional – em acréscimo aos investimentos dos setores público e privado no turismo nos últimos seis anos. O turismo, que representa mais que 9% do produto interno bruto do México, é uma prioridade nacional.
O relatório explica as cinco prioridades essenciais: crescimento do turismo doméstico, crescimento do turismo internacional, investimentos públicos em turismo, investimentos privados em turismo e diversificação de mercados.
Os investimentos do setor privado no turismo mexicano tiveram aumento de 53,7%, de $ 12.833 bilhões de pesos, em 2001, para $ 20.200 bilhões de pesos em 2012. Isso foi um fator essencial para o México ter tido o melhor ano de todos os tempos na área de turismo, em 2011, com 23,4 milhões de pessoas – vindas em voos internacionais.
Os investimentos do setor público também dispararam durante o governo Calderón: 582% a mais do que no governo do presidente Ernesto Zedillo e 146,8% a mais do que no governo de Vicente Fox.
Entre 2006 e 2011, o número de turistas mexicanos e estrangeiros aumentou de 162 milhões para 191,5 milhões (aumento de 18,2%), recorde histórico. Um foco tem sido a diversificação: a busca de consumidores além dos EUA e do Canadá em um esforço para fazer o turismo crescer na região. Houve crescimento significativo de 2006 para 2011. No que se refere especificamente aos turistas norte-americanos, o fluxo de turistas no México aumentou de 6.157.505 pessoas em 2006 para 7.291.136 pessoas em 2011, aumento de 18,4% no período.
Com relação a outras nacionalidades, o México recebeu 1.948.612 turistas em 2006 e 2.852.084 em 2011, aumento significativo de 46,4%. Gloria disse que o turismo, pedra fundamental para a economia do México, é realmente prioridade nacional. O governo alinhavou uma aliança estratégica entre legisladores, burocratas, empresas, sindicatos e instituições acadêmicas, estabelecendo, com isso, uma base sólida para assegurar o futuro desenvolvimento do setor.
O México persegue agressivamente uma estratégia de diversificação de mercado para reduzir a dependência do mercado dos Estados Unidos atraindo turistas de uma grande variedade de países, como Brasil, China, Rússia, Canadá e Coreia.
A secretária também atribuiu o sucesso do setor à criação de produtos inovadores de turismo, tais como o “Mundo Maya”, o “Pueblos Magicos” (Povoados Mágicos), as 18 rotas gastronômicas, o documentário “Mexico: The Royal Tour” (México: a Turnê Real), as Rotas do México e um programa aprimorado dos Povoados Mágicos.
A imagem global do México foi reposicionada devido, em parte, à organização e promoção de fóruns mundiais, tais como a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas, o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, a Cúpula das Américas, o Fórum Econômico Mundial, o encontro dos Ministros de Turismo do T20, em Merida, e a reunião do G20, em Los Cabos, e participando de fóruns como o OECD e APEC.
“Hoje, mais do que nunca, o México é visto como líder mundial no setor de turismo. E está a caminho de se posicionar entre os cinco principais destinos em 2018”, disse Gloria.