Após 46 horas de atividades interrompidas, pousos e decolagens estão liberados no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Cerca de 500 voos foram cancelados entre o último sábado e ontem (15) e, ainda na manhã de hoje, quatro haviam sido suspensos e um estava atrasado há mais de 30 minutos, incidente considerado “rotineiro” pela Infraero, conforme matéria publicada hoje pela redação do Panrotas (http://bit.ly/QPNpcU).
Confira na íntegra:
Anac investiga demora na liberação de Viracopos (SP)
O movimento de passageiros voltou ao normal hoje no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, no interior paulista. Os pousos e as decolagens ficaram interrompidos por 46 horas, entre a noite do último sábado e o final do dia de ontem (segunda-feira, dia 15), por causa de acidente com um avião cargueiro norte-americano.
Até 9h de hoje, do total de 37 voos programados, um estava atrasado há mais de 30 minutos e quatro tinham sido cancelados, segundo a Infraero. A estatal avaliou a situação desta terça-feira como de rotina.
A companhia aérea com maior número de voos em Viracopos, a Azul Linhas Aéreas, informa no site que está empenhada em regularizar o atendimento aos clientes prejudicados pela interdição do aeroporto.
Quase 500 voos foram cancelados durante a interdição da pista para a remoção da aeronave MD-11 da empresa Centurion, cujo peso alcançava a 130 toneladas. O cargueiro sofreu avarias no trem de pouso, após o estouro de um dos pneus quando tocou a pista em operação de pouso.
A retirada do avião foi demorada e envolveu operação que exigiu vários procedimentos, inclusive reparos na pista. O aeroporto ficou fechado das 19h55 do último sábado até 17h35 de ontem.
INVESTIGAÇÃO
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que investigará o episódio. Foi instaurado procedimento administrativo para apurar o cumprimento do plano de emergência pela empresa aérea Centurion e pela Infraero. Segundo a assessoria de imprensa da Anac, não há previsão para a conclusão do trabalho.