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Brasil supera expectativas de turistas internacionais

Reconhecido mundialmente pela hospitalidade aconchegante e pelos atrativos naturais que abriga, o Brasil vem ganhando a preferência dos turistas estrangeiros. De acordo com os dados apresentados por um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, três em cada dez pessoas que passaram por aqui se surpreenderam com o país e 95,4% dos visitantes pretendem repetir a viagem, conforme matéria publicada hoje pelo jornalista Rafael Massadar do Mercado & Eventos (http://bit.ly/V7psy8).

Confira na íntegra:

Demanda internacional: 95,4% dos visitantes estrangeiros querem voltar

Nesta quarta-feira, dia 17, o Ministério do Turismo divulgou a nova versão do Estudo da Demanda Internacional no Brasil, trabalho realizado em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), que mostra que a viagem para o Brasil superou a expectativa para três de cada dez visitantes ouvidos. Na avaliação, um total de 39 mil turistas foram ouvidos em 16 aeroportos internacionais, que respondem por 99% do fluxo internacional aéreo, e 11 portais terrestres. Os questionários foram aplicados nos períodos de alta, baixa e média estações para apurar os impactos da sazonalidade no setor.

América do Sul (48,4%) e Europa (29,8%) juntos são responsáveis por quase 80% dos visitantes que desembarcam no Brasil. A Argentina figura no topo de países emissores, com 1.593.775 turistas, seguida dos Estados Unidos (594.947). “Queremos atrair novos mercados como a Rússia e China. A inovação na promoção dos destinos e atrativos é fundamental para atingirmos nossos objetivos”, afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

De acordo com a pesquisa, a internet é a principal fonte de informações sobre o Turismo para 32,6% dos viajantes. Os sites são a única fonte que registrou crescimento continuado na série histórica desde 2005. O boca a boca aparece na segunda colocação como fonte principal para 28,5% dos entrevistados.

Motivo – O mapeamento do MTur revelou o crescimento do Turismo de negócios. Enquanto a modalidade sol e praia permaneceu estagnada, negócios, eventos e convenções registraram crescimento de 9,8%. Dos 5,4 milhões de turistas estrangeiros que desembarcaram no Brasil no último ano, 1,4 milhão vieram em viagens comerciais. O lazer, no entanto, continua a representar a principal motivação do visitante internacional, com 46,1%.

São Paulo figura no topo geral das cidades que mais receberam estrangeiros, com 26,5% do total, seguida de Rio de Janeiro (24,9%) e Foz do Iguaçu (11,4%). Quando o motivo da viagem é lazer, no entanto, os cariocas ultrapassam os paulistas. A cidade do Rio de Janeiro responde por 26,7% de todos os 2,5 milhões de visitantes estrangeiros que desembarcaram no Brasil à procura de lazer.

Gasto médio – Quanto maior a distância entre o país de origem e o Brasil, mais o turista gasta em território nacional. Cada europeu deixa, em média, US$ 1.753 quando visita o Brasil. Em segundo estão os americanos, com gasto médio individual de US$ 1.587. Para cara dólar deixado pelo europeu, o sul-americano deixa US$ 0,38. O gasto médio de cada visitante da América do Sul é de US$ 659.

Dentre os vizinhos, os chilenos são os que mais gastam, com a média de US$ 800, e os paraguaios são os que menos deixam dívidas no solo brasileiro (US$ 473). Quando o recorte é feito na Europa, a Suíça responde pelo maior gasto per capita (US$ 2.015), seguida da Itália (US$ 2.008).

Tempo de estada – O tempo de permanência também é proporcional à distância percorrida até chegar ao Brasil. Quanto mais longa a viagem, mais tempo os visitantes tendem a permanecer no país. Os turistas europeus e norte-americanos ficam no mínimo duas vezes mais que os sul-americanos. Os portugueses são os que mais tempo passam no país (31 dias) e os paraguaios são os que menos tempo ficam (sete dias).

Avaliações – Os serviços brasileiros são, em geral, bem avaliados pelos turistas estrangeiros. O povo continua a figurar no topo de atrativos. Os itens melhor avaliados são a hospitalidade, que recebeu avaliação positiva de 97,6% dos entrevistados, e a gastronomia (95%). A segurança pública (82,9% de avaliação positiva) registrou crescimento continuado desde 2006 (76,8%).

Os preços são o item que recebe a pior avaliação do visitante internacional. Para metade dos turistas, os valores praticados no Brasil são caros. As rodovias representam outro ponto de atenção: 68% deles consideram as estradas brasileiras positivas.

Outros dados:

– A maioria dos turistas em visita ao Brasil (70,1%) não utilizou serviços de agências de viagens;

– Quase 70% dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil têm ensino superior ou pós-graduação;

– A renda familiar do turista estrangeiro é de US$ 4,6 mil; 

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