Faltando cerca de 600 dias para o início da Copa de 2014, as obras dos estádios figuram entre os itens mais bem avaliados e dos quais depende o sucesso do evento. A meta do governo é não apenas oferecer infraestrutura para os interessados em acompanhar o maior evento esportivo do mundo, como, ainda, incentivar a ida dos torcedores aos jogos de futebol de campeonatos regionais e nacionais, conforme matéria publicada hoje pela redação do Brasilturis (http://bit.ly/Qx46dO).
Confira na íntegra:
Há 600 dias do início da Copa 2014, arenas multiuso tomam forma
A partir deste sábado, dia 20, faltam exatos 600 dias para o início da Copa da Fifa de 2014. As obras dos estádios estão avançando e o item já é o mais bem avaliado no Termômetro da Copa, pesquisa da Trevisan Gestão do Esporte que monitora trimestralmente a evolução de sete itens essenciais ao sucesso do evento, conforme a percepção de mais de mil especialistas do setor.
As instalações começam a tomar forma como arenas multiuso, conceito que representa novo padrão de entretenimento para o Brasil. Um exemplo é a Arena Castelão, em Fortaleza (CE), que na última segunda-feira, dia 15, inaugurou sua sala de cinema com capacidade para 150 pessoas e que será uma opção de lazer para o público da região.
“A ideia do conceito de arena multiuso é reunir, em um mesmo local, espaços propícios para eventos esportivos, reuniões de negócios, conferências, refeições, hospedagens, compras ou mesmo passeio turístico”, explica o pesquisador e consultor da Trevisan Gestão do Esporte e diretor da Trevisan Escola de Negócios, Fernando Trevisan.
Ele ressalta ainda que essa nova realidade dos estádios brasileiros é antes de tudo uma oportunidade importante de desenvolvimento do futebol como espetáculo. “A média de público do último Campeonato Brasileiro foi de meros 15 mil espectadores, o que significa menos da metade da sua capacidade total utilizada. Segundo pesquisa apresenta no fórum BrSM recentemente, os ingressos que não foram vendidos em 2011 representam mais de R$ 200 milhões não arrecadados pelos clubes mandantes”, aponta.
O fato de o Brasil passar a ter estádios novos, construídos ou reformados a partir das mais altas exigências técnicas do mercado, indica que o público de futebol deve aumentar bastante nos próximos anos, avalia o pesquisador.