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Nova Classe Média Brasileira assume o protagonismo

A Nova Classe Média veio para ficar. Se em 2001, a classe C representava 38,6% dos brasileiros, hoje ela é composta por 53,9% da população. Além de crescer em número de pessoas, a Nova Classe Média, que com o decorrer dos anos deixou de ser um nicho de mercado para se transformar no novo mercado brasileiro, movimentou, em 2011, R$ 1,03 trilhão. São 104 milhões de pessoas que viram sua renda melhorar, se estabeleceram de forma definitiva no mercado de trabalho e tiveram acesso ao crédito, o que possibilitou uma mudança drástica em seu poder de
consumo. Esse público é o que tem mantido a economia em ascensão. O que antes era apenas sonho virou meta. O brasileiro da Nova Classe Média aprendeu que, se planejar, pode tudo, desde a primeira TV de LCD/LED à viagem de avião. A casa própria também faz parte da sua lista de concretizações, com categorias que não acabam mais: móveis, eletrônicos, roupas… Mas apenas bens de consumo não bastam para as pessoas da Nova Classe Média Brasileira. Para se ter uma ideia dessa dinâmica, 65,2% dos seus gastos se referiram em 2011 à contratação de
serviços. Esses consumidores agora são vistos em lugares que pouco ou nunca frequentavam, como restaurantes, cabeleireiros, aeroportos, cinemas. E essa predominância foi sentida e recebida com receio pela elite, representada pelas classes A e B.

Brasilidade é valor para classe C

Em pesquisa recente, constatamos que 49,7% da elite prefere conviver com pessoas do mesmo nível social, 62,8% se incomodam
com as filas nos cinemas e 26,4% acreditam que o Metrô aumenta o número de pessoas indesejáveis na região. E as diferenças entre as camadas sociais não param por aí. É notável a rede de amizades que
a nova classe média tem com vizinhos e comunidade, eles valorizam mais os produtos de origem nacional e pesquisam mais preços. Esta disparidade entre as classes atrapalha principalmente
na hora de conquistar esse mercado.

Confira pesquisa na íntegra, clique aqui: Newsletter Data Popular Edição Número 1 – ok

Fonte: Data Popular

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