Fale Conosco

(11) 94399-5036

Associado

Faça o login

O mundo se encontra no Brasil

Mundialmente reconhecida, a hospitalidade brasileira tem sido uma de nossas maiores aliadas, sobretudo no que diz respeito ao setor de turismo; afinal de contas, ninguém vive só de Carnaval, sol e futebol. Nossa aptidão para receber visitantes aparece em primeiro lugar nos serviços mais bem avaliados pelos turistas estrangeiros, conquistando avaliação positiva de 97,6% dos entrevistados, conforme aponta o novo Estudo da Demanda Internacional do Brasil, realizado pelo Ministério do Turismo e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). A gastronomia também atrai número crescente de pessoas, ficando com a prata na preferência dos gringos (95%).

Os vizinhos argentinos estão entre os nossos principais visitantes: mais de 1,5 milhão de hermanos se deslocam para cá todos os anos, quantidade que supera – três vezes! – o número de norte-americanos que desembarcam no Brasil (594.947). Muito embora o país seja considerado caro para grande parte dos turistas, 95,4% deles pretendem retornar algum dia e três, a cada dez, afirmam ter se surpreendido com a viagem.

Apesar das belezas naturais que só a nossa pátria é capaz de oferecer, a pesquisa mostra que 1,4 milhão de visitantes internacionais vieram para cá no ano passado para participar de reuniões, eventos e convenções, o que representa crescimento de 9,8% do turismo corporativo. Ainda assim, no entanto, a verdadeira alavanca para a nossa economia continua sendo o lazer, responsável por trazer 46,1% dos turistas estrangeiros. Eterno símbolo da cultura nacional, o Rio de Janeiro é o destino preferido de 26,7% dos gringos que chegam aqui em busca de diversão.

Quanto mais longa é a distância percorrida por nosso hóspede, mais tempo ele tende a ficar em terras brasileiras. Os europeus, que correspondem a 29,8% das pessoas que vêm para cá, permanecem no país duas vezes mais do que os sul-americanos, o que, em dinheiro, significa que desembolsam algo em torno de US$ 1.753 e US$ 659, respectivamente. O destaque vai para os portugueses, que, em média, passam um mês circulando pelo território nacional.

O estudo, que foi realizado com base nas respostas de 39 mil turistas, mostrou também que 32,6% dos viajantes acessam a internet para obter informações sobre o destino que vão visitar, fator seguido de perto pelo chamado boca a boca, fonte de informação essencial para 28,5% dos entrevistados. No tocante ao perfil do turista internacional que escolhe o Brasil como destino, quase 70% deles já completaram a faculdade ou pós-graduação e sobrevivem com renda média de US$ 4,6 mil.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área dos associados