Fale Conosco

(11) 94399-5036

Associado

Faça o login

Ministro assina pacto que beneficiará todo o setor

Deve ser assinado nesta terça-feira, pelo ministro Gastão Vieira, o que ficou conhecido como Pacto pelo Desenvolvimento do Turismo, ação cujo objetivo é pressionar governadores a incluírem o setor em sua lista de prioridades e distribuir, em 16 estados, os R$ 305 milhões destinados à infraestrutura turística em projetos já previamente aprovados. O documento também apresenta as perspectivas para o mercado, a partir da proximidade dos megaeventos esportivos dos quais o Brasil será sede, e aponta o setor como uma grande solução para atenuar os efeitos da crise mundial no país, conforme matéria publicada hoje pelo jornalista Rafael Massadar do Mercado & Eventos (http://bit.ly/Vy2DFE).

Confira na íntegra:

Gastão Vieira assina o Pacto pelo Desenvolvimento do Turismo

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, assina nesta terça-feira, dia 4, a primeira etapa do Pacto pelo Desenvolvimento do Turismo com governadores beneficiados pelo empenho de R$ 305 milhões para obras de infraestrutura turística. Pelo documento, os signatários firmam o compromisso de incluir o setor na lista de prioridades. Na primeira etapa de repasses serão beneficiados 16 estados, cujos projetos apresentados estavam prontos para serem empenhados. Os demais estados deverão ser incluídos na segunda etapa do pacto, a ser realizada em 2013.

O documento que será assinado por representantes do governo federal e governos estaduais apresenta as perspectivas abertas no turismo com a inclusão de milhões de brasileiros na classe média e com a proximidade dos megaeventos, como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. O pacto destaca também o potencial do setor para responder de maneira rápida e eficaz aos efeitos da crise mundial no Brasil. 

“Com o Pacto do Turismo, cristalizamos a gestão participativa no segmento e invertemos o fluxo de demandas. Trabalhamos em conjunto com os estados e municípios para traçar estratégias, definir prioridades e, com isso, otimizar a utilização dos nossos recursos”, explicou Gastão Vieira. O ministro ressalta a importância dos estados e municípios apresentarem a documentação necessária para serem beneficiados com o pacto nas etapas seguintes. 

Gestão – O MTur criou o Sistema de Acompanhamento dos Contratos de Repasse (Siacor) para monitorar o andamento dos processos em trâmite na Caixa Econômica Federal (CEF) com apoio da pasta. “É uma ferramenta que garante transparência e facilita a gestão”, explica Gastão Vieira. Durante a assinatura do Pacto pelo Desenvolvimento do Turismo, o Siacor será apresentado aos governadores. 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área dos associados