A crise financeira que ronda a Europa parece estar afetando o turismo na região. No último mês de outubro, a cidade de Lisboa registrou queda de 4,3% na ocupação hoteleira, se comparado com o mesmo período do ano passado, e redução de mais de 12% no valor médio cobrado nas diárias, conforme matéria publicada hoje pela redação do Hôtelier News (http://bit.ly/11DDY71).
Confira na íntegra:
Ocupação de hotéis de Lisboa (Port) cai 4,3% em outubro
De acordo com dados divulgados pelo Observatório do Turismo de Lisboa, capital de Portugal, os hotéis da cidade registraram queda de 4,3% no índice de ocupação durante o último mês de outubro. O resultado é uma comparação entre o período, que obteve 78,21% de média, e o décimo mês de 2011.
O levantamento observou também que a tendência de queda foi presente em todas as categorias de meios de hospedagem. Ainda foram apontados índices como o valor médio cobrados nas diárias – que teve queda de 12,2% e agora é de € 76,18 – e os resultados do RevPar (receita por apartamento disponível) – descida de 16% em relação a outubro do ano anterior.
O relatório apontou ainda que esta é uma tendência de toda a região que cerca a capital daquele país. A explicação é a queda no número de turistas internacionais que chegaram no período e a diminuição das viagens domésticas.