De olho na qualificação da mão de obra do setor de turismo, Brasil e Uruguai anunciaram ontem (6) uma parceria que tem como intuito construir escolas e sediar cursos em ambos os países. Ainda sem data para ser incorporado, o projeto depende de uma avaliação do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul, responsável pelo financiamento do programa, conforme matéria publicada hoje pela redação do Hôtelier News (http://bit.ly/11SGw12).
Confira na íntegra:
Para capacitar mão de obra, Brasil e Uruguai anunciam projeto
O ministérios do Turismo de Brasil e Uruguai lançaram ontem (6), durante a 55ª RET (Reunião Especializada de Turismo do Mercosul), que aconteceu em São Luís (MA), um programa de qualificação conjunto para capacitar a mão de obra do setor em ambos os países.
Ainda em fase de estruturação, o projeto será submetido ao Focem (Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul), que financiará a construção de escolas, compra de equipamentos e alojamentos para os alunos não residentes nas duas cidades que podem abrigar as aulas. A gestão e manutenção do programa ficarão sob a responsabilidade dos países parceiros. A definição da quantidade de vagas nos cursos oferecidos será definida em um encontro marcado para a próxima quarta-feira (12), em Riviera (México).
“Entre os desafios a serem enfrentados estão o nivelamento dos cursos, o reconhecimento dos certificados nos dois países participantes e a criação de estágios remunerados para os alunos”, explicou Suzana Dieckman, assessora especial do Ministério do Turismo do Brasil. Os cursos terão entre 800 e 1,2 mil horas/aula.