Investir na infraestrutura dos aeroportos brasileiros não é tarefa das mais baratas. Segundo dados que constam em relatório divulgado pelo Tribunal de Contas da União, o custo das obras em andamento cresceu 12% em 12 meses. Apenas neste mês de dezembro, o valor previsto subiu de R$ 6,5 bilhões para R$ 7,3 bilhões, com destaque para os aeroportos de Viracopos (Campinas/SP) e Guarulhos (SP), considerados os mais caros, conforme matéria publicada hoje pelo jornalista Luciano Palumbo do Mercado & Eventos (http://bit.ly/RSr17O).
Confira na íntegra:
Obras em aeroportos ficam 12 vezes mais caras em um ano
De acordo com relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU), o custo total de obras em aeroportos nas cidades incluídas na matriz de responsabilidade para a Copa de 2014 subiu 12% em 12 meses. Neste mês [dezembro], o valor previsto aumentou para R$ 7,3 bilhões, ante os R$ 6,5 bilhões estimados em dezembro de 2011. Os maiores aumentos aconteceram em Viracopos e Guarulhos, aeroportos concedidos à iniciativa privada no primeiro semestre do ano.
Nos aeroportos de Manaus, Fortaleza, Belo Horizonte, Recife, Rio e Porto Alegre, os trabalhos obedecem ao cronograma previsto. Nos demais, o cenário é preocupante. As reformas nem começaram, por exemplo, em Natal e Cuiabá. Em Salvador e Curitiba, o TCU registra alongamento dos prazos de entrega.
Cronograma – As concessões também ajudaram a atrasar o cronograma de Viracopos, Guarulhos e Brasília em relação aos prazos iniciais. O terminal de passageiros da capital federal era para ter sido entregue em julho. O preço estimado para a obra, ao contrário das demais, caiu, segundo o TCU, de R$ 864 milhões para R$ 650 milhões.
Em Guarulhos, o custo total das reformas subiu de R$ 1,3 bilhão, antes da concessão, para R$ 2 bilhões. Entretanto, desse total, R$ 1,42 bilhão será pago pelo consórcio que agora administra o aeroporto. Em Viracopos, antes a Infraero iria bancar os R$ 877 milhões previstos para as reformas. Agora, o valor de R$ 1,18 bilhão será pago pelo consórcio vencedor.