Todo mundo conhece alguém que está prestes a embarcar ou que esteja pensando no que vai colocar na mala dentro de alguns dias. A cada nova temporada fica claro que viajar deixou de ser um hábito restrito às classes mais elevadas e se transformou em rotina até mesmo para quem não está incluso no grupo da chamada gente diferenciada.
Nem é preciso dizer que este boom é muito bem-vindo no setor de viagens e que, sozinho, coloca a economia brasileira lá em cima. Aliás, a alta procura por pacotes tem influenciado positivamente as agências de turismo, que esperam uma movimentação 26,8% maior neste verão em relação ao registrado no ano passado. Pelo menos é o que aponta um estudo desenvolvido e divulgado recentemente pelo Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis).
29,6% das empresas que participaram da pesquisa consideram o aumento dos gastos dos brasileiros com viagens motivo suficiente para explicar esta nova realidade. Para 5,9% delas, as pessoas se veem influenciadas pelas ações e promoções desenvolvidas justamente para atrair mais consumidores, enquanto que está empatada em 9,2% a quantidade de empresas que acreditam no aumento do poder aquisitivo e na estabilidade econômica do país como fatores primordiais para a manutenção deste cenário.
O levantamento também revelou que os estados do Sudeste do país ocupam a segunda colocação no ranking dos destinos nacionais mais procurados pela população, perdendo apenas para a região Nordeste. As cidades de Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Salvador (BA) e Maceió (AL) compõem o Top 5 da preferência dos brasileiros. Lá fora, nenhuma surpresa: Orlando, Miami, Nova York, Buenos Aires e Cancún despontaram como os locais mais visados, preservando, assim, a supremacia norte-americana que reina por aqui.
Realizada com a ajuda de 302 empresas do setor de turismo, a pesquisa mostrou que, no geral, a previsão é de que quase 53% da movimentação durante a alta temporada seja feita em território nacional, esboçando intensa valorização dos atrativos naturais que só o Brasil é capaz de oferecer. Apesar de mais baixa, não fica muito atrás a estimativa referente às viagens para o exterior, de 47,3%. Conforme indicado pelas agências de turismo e pelas operadoras, a América do Norte lidera a relação dos continentes mais procurados (46%), seguida – não tão de perto assim – pela Europa (28,4%) e América do Sul (15,1%).
Apesar de uma aparente tranquilidade pairar na indústria de viagens, há quem não partilhe da mesma segurança: 21,3% das entrevistadas acreditam que a temporada 2012/2013 será 10% menor do que a verificada em 2011. Por outro lado, vem do Nordeste e do Sul do Brasil a melhor vibe para o período: 65,1% e 52%, respectivamente, das empresas localizadas em ambas as regiões preveem aumento nas vendas e no número de turistas para o período.