De acordo com pesquisa realizada pela SPTuris, apenas 10% dos turistas que se hospedaram nos hotéis da cidade de São Paulo, durante o semestre passado, tiveram como finalidade as viagens a lazer, conforme matéria publicada hoje pela redação do Portal G1 (http://glo.bo/Uk1MsB).
Confira na íntegra:
Só um de cada dez turistas que se hospedam em São Paulo busca lazer
Apenas 10% dos turistas que se hospedaram em hotéis em São Paulo no segundo semestre do ano passado vieram à cidade por lazer.
É o que mostra o estudo “Perfil dos Hóspedes em Meios de Hospedagem Paulistanos do segundo semestre de 2012”, realizado pela SPTuris, empresa municipal de turismo.
O levantamento foi feito em 44 hotéis e 17 hostels (albergues).
A maioria dos hóspedes dos hotéis (57,3%) viajou para São Paulo a negócios. Os eventos são a segunda principal motivação, com 18,7% das respostas.
O levantamento também mostra que grande parte dos turistas vem de outras cidades do Brasil, predominantemente do estado de SP (27,3%), Rio de Janeiro (17,1%) e Minas Gerais (11,3%).
Dos 14,7% estrangeiros, a maioria vem dos Estados Unidos, Argentina, Alemanha, Espanha, França, Itália e Japão.
A média de permanência nos hotéis da cidade é de três pernoites, e os gastos diários de cada hóspede durante a estadia giram em torno de R$ 467,98 (incluindo hospedagem, alimentação, compras, transporte e lazer).
O maior número de check-ins ocorre na segunda-feira (25,5%) e o de check-outs, na quinta-feira (20,8%).
Albergues
Nos hostels da cidade, as proporções são bem diferentes. Os estrangeiros são 40,8% do público, e 34,9% dos hóspedes vêm à cidade para se divertir.
Em seguida na lista de motivações vêm eventos (22,9%), estudos (19%) e negócios (8,8%).
Os países de origem da maioria dos hóspedes estrangeiros dos albergues são Argentina, Chile, Alemanha, Espanha e Reino Unido.
A média é de 5,9 pernoites, com gastos médios diários de R$ 158,63 diários.