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Comércio eletrônico – moda ou necessidade?

Artigo do Blog Agente no Turismo

Uma das profissões mais antigas do mundo é a de vendedor. Obviamente, passou por muitas mudanças ao longo do tempo, para atender aos diferentes públicos e suas particularidades. Os vendedores e as feiras evoluíram para a loja física, depois venda de porta a porta, venda por catálogo, telemarketing, até chegar ao comércio eletrônico e ao recente m-commerce, que são as transações realizadas pelos smartphones.

Gostando ou não, esta modalidade de compra é uma realidade e só tende a aumentar. As empresas podem optar pelo e-commerce como uma forma complementar de fazer negócios ou como único canal de vendas. Em 2012, o comércio eletrônico no Brasil gerou R$ 22,5 bilhões.

Os consumidores atuais buscam não apenas produtos e serviços nas lojas virtuais, mas opiniões e referências em todos os sites sobre empresas, seus produtos e rapidamente fazem comparação de preços. Caso a empresa não corresponda às suas expectativas, ele vai procurar outra empresa ou fazer compras em outros sites fora do Brasil.

Este comportamento afeta todos os tipos de negócios, inclusive o comércio varejista, pois o cliente consulta os concorrentes na própria loja e migra para aquela que achar mais conveniente.

Muitos empresários apostam apenas no atendimento como diferencial. Obviamente que o atendimento presencial é decisivo para o sucesso da agência de turismo. Mas é fundamental entender a conveniência do cliente, ou seja, o que ele busca, as suas necessidades, o melhor horário para atendê-lo e assim por diante. A dica é não pensar no e-commerce como modismo: é preciso apostar nesta plataforma e colher frutos!

 

Confira 6 dicas para a implantação do seu e-commerce:

Planeje o e-commerce, definindo objetivos, metas, prazos e indicadores;

Divulgue o site de forma estratégica para o seu público alvo;

Utilize o marketing digital e mídias sociais para gerar negócios;

Acompanhe as empresas bem sucedidas;

Atualize a página com frequência;

Monitore com frequência o desempenho das suas vendas online.

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