Fonte: Mercado & Eventos
O II Salão Baiano de Turismo foi um espaço rico para debates e um dos temas que mais chamou a atenção foi a relação da internet com o turismo. Os palestrantes convidados para falar do tema consideraram arriscado mensurar o nível de desenvolvimento e inserção do setor turístico nas redes sociais, mas foram unânimes ao afirmar que esta será uma das ferramentas mais importantes para promover o destino Brasil no exterior nos próximos anos.
“Quem não está hoje nas mídias sociais, talvez não possa seguir adiante. As oportunidades estão lá”, avaliou o diretor da Embratur, Marco Antônio Lomanto. Pesquisa do CNC, Ibope e da Revista Abril realizada em 2011, apontou que 36% dos turistas buscam informações sobre os destinos em revistas especializadas, 34% em sites e blogs e apenas 13% buscam as operadoras de viagem.
O especialista em Ciberjornalismo e pesquisador, Yuri Almeida, destacou que mais importante do que estar na rede é interagir com o público. Já Clarissa Donda, responsável pelas redes sociais de uma companhia aérea internacional, destacou que é preciso conhecer bem o perfil do público para agradá-lo e buscar sempre surpreendê-lo.