Tax Free ou Tax Refund, é uma opção bacana concedida por diversos países do mundo. Trata-se do reembolso de uma porcentagem do imposto que foi cobrado nas compras da maioria dos produtos adquiridos por pessoas não residentes de determinados países.
O valor é variável de acordo com o local, podendo chegar em até 25% do total da compra e possui diferentes nomenclaturas. Na União Européia, por exemplo, é chamado de V.A.T e na América do Sul I.V.A.
Veja abaixo os requisitos para poder recebê-lo:
-Verifique se o destino é adepto ao benefício;
– Valor mínimo de compra estabelecido pelo país. Vale reforçar que o valor mínimo de compra deve ser atingido de uma só vez e em um único local.
*Dica: Reserve apenas 1 dia para efetuar as compras.
– Antes de comprar, verifique se o estabelecimento possui o selo “Tax Free”;
– Cheque se a loja determina horário limite para emissão do Tax Free;
– Averiguar se os produtos adquiridos são elegíveis ao benefício;
– É possível que você tenha que apresentar as mercadorias na alfândega.
Chegue com antecedência no Aeroporto, pois em função da vistoria e imprevisão de quantidade de passageiros, o tempo de espera pode ser maior do que o esperado.
Retirada
Para receber a quantia referente às compras, você deve apresentar o passaporte no caixa da loja. O vendedor anotará os dados de seu passaporte nas notas ficais. Guarde todas as notas e no dia do embarque de saída do país, compareça com bastante antecedência ao Aeroporto e informe-se sobre o guichê onde é feito o reembolso do Tax Free.
O reembolso poderá ser feito em dinheiro no próprio guichê ou abatido na próxima fatura do seu cartão de crédito, para isso, basta direcionar-se ao atendente responsável.