A construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), segundo informação dada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) e pelo Consórcio Construtor Viracopos (CCV), está 23,4% concluída.
Isto a um ano do prazo estipulado para a entrega, maio de 2014, sendo 32 dias antes da Copa do Mundo.
A construção é considerada uma das obras de infraestrutura para a Copa do Mundo no Brasil.
As obras de ampliação de Viracopos começaram em 31 de agosto de 2012 e, em oito meses e meio, o canteiro de obras ficou completamente parado pelo menos 19 dias, por conta de dois acidentes em que um operário morreu e outros 15 ficaram feridos. Além disso, greves e uma disputa sindical pela representação dos trabalhadores também suspenderam a construção do novo terminal.
No entanto, apesar das paralisações, a SAC e o CCV afirmam que não há atraso no cronograma de construção do novo terminal de passageiros para a Copa do Mundo.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a primeira etapa da ampliação precisa ser entregue no máximo até o dia 11 de maio de 2014.
Caso contrário, as empresas responsáveis pelas obras estão sujeitas à multa de R$ 150 milhões, mais R$ 1,5 milhão por dia de atraso.
Fonte: VPS – Viracopos Portal de Serviços