As companhias aéreas representadas pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) – Avianca, Azul, Gol, Tam e Trip – experimentaram o primeiro mês de retração em número de passageiros desde fevereiro. Em junho o número de passageiros transportados teve uma queda de 2,54% em relação ao mês anterior, totalizando 6,4 milhões, contra 6,4 milhões em maio.
“Este foi um mês neutro”, declarou Adalberto Felibiano, consultor técnico da entidade. “O principal fato que nos surpreendeu e que foge do padrão é a queda no número de passageiros, algo que não acontece desde fevereiro”, complementou o executivo.
Felibiano lembrou que o fato de junho ter um dia a menos do que ajuda a explicar este decréscimo, uma vez que um dia corresponde a cerca de 3% da oferta de um mês. “Mesmo assim, junho costuma ser um bom mês para o setor, especialmente em comparação com abril e maio, que historicamente costumam ser os piores do ano.
O mês de junho apresentou ainda uma oferta 2,76% do que no mês anterior. O mesmo tempo, a demanda cresceu 0,95%. Na opinião de Felibiano, isso sinaliza que o setor vai continuar crescendo. Os associados à Abear ofereceram um total de 9,1 bilhões de ASKs e registraram 7 bilhões de RPKs. A taxa de ocupação no período foi de 74,05%
No mercado nacional, a Tam continua na liderança com 40% de participação, seguida pela Gol, com 36,3% e pela Azul/Trip, com 16,8%. Por fim, vem a Avianca, com 7%.
Internacional – O mercado internacional teve uma queda maior. No mês passado a oferta foi reduzida em 3,29% enquanto a demanda diminuiu em 5,36%. O número de passageiros embarcados foi 1,66% menor. “Este resultado é reflexo do impacto da taxa de câmbio”, acredita Felibiano.
Fonte: Mercado & Eventos