A entrada livre de brasileiros nos Estados Unidos não acontecerá tão rapidamente. Em visita à Brasília, o secretário de Estado norte-americano John Kerry – ao lado do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota – descartou a liberação dos vistos para visitantes brasileiros, assim como americanos que desejam visitar o Brasil.
Segundo Kerry, existe a possibilidade de facilitar o trânsito entre cidadãos dos dois países caso Brasil e Estados Unidos firmem acordo por meio do Programa Global Entry. Ao confirmar o acordo, brasileiros que entrarem no país não precisarão passar pelas filas de imigração. Porém, esta facilidade será destinada apenas para viajantes com maior constância, a maioria em viagens à trabalho.
Este acordo pode acontecer durante visita da presidente Dilma Rousseff à Washington, capital do país norte-americano, em outubro. “É possível chegar [ao fim dos vistos]. Mas ainda temos um caminho a percorrer. Queremos que o maior número de brasileiros nos visite”, salientou o secretário de Estado norte-americano.
Com informações da Agência Brasil.
Fonte: Mercado & Eventos