… Nos Estados Unidos.
De qualquer forma vale ler o artigo do site Tnooz (http://www.tnooz.com/2013/08/13/news/dark-days-for-online-travel-agencies/), que aborda os desafios que as OTAs vêm enfrentando no mercado americano, onde as coisas acontecem mais rapida e profissionalmente que no Brasil.
Por aqui, desde que esse monstro, essa aberração, essa coisa do capeta chamada INTERNET ousou chegar e acabar com a posição acomodada e consolidada de algumas profissões em todas as áreas, o desespero passou a tomar conta de alguns. Os mais espertos investiram em conhecimento, estratégia, estudos… e viram que nada seria como antes. Se antigamente, naquele longínquo século 20, na estapafúrdia década de 80, onde pessoas chiques e poderosas usavam ombreiras e mullets e investiam no overnight, tudo mudava lentamente, agora não é mais assim.
As OTAs mal completaram um ciclo de sucesso no topo da cadeia produtiva do turismo (e nunca reinaram sozinhas, sempre dividindo o bolo com outros canais) e já estão ameaçadas pelos metasearchers e pelos sites de venda direta dos fornecedores.
Ações da Expedia caíram 20%, os fornecedores conseguem, ao se unirem em fusões ou ao adquirirem concorrentes, preços e contatos melhores com o consumidor, os metasearchers são mais amigáveis e trazem uma multiplicidade de preços.
A vida não está fácil para as OTAs e isso deve chegar ao Brasil, com o delay a que estamos acostumados (bem menor, porém, que antigamente).
O importante é ter uma estratégia. É saber com quem quer fazer negócio. É saber se valorizar e agregar valor ao produto que vende, todos, aliás, de terceiros, pois nem as OTAs, nem as agências tradicionais são donas do que vendem.
Quem não está acompanhando as tendências, quem não entendeu que on e off line hoje são uma coisa só, quem ainda estranha pessoas conectadas 24 horas por dia, quem ainda acha que está na década das ombreiras e dos mullets tem data para “expirar”. Mas olha que a idade média dos brasileiros está aumentando hein… Portanto, prepare-se para viver mais.
Fonte: SEM RESERVA – Blog Panrotas (http://blog.panrotas.com.br/semreserva/)
Autor: Artur Andrare