A capital japonesa vai sediar as Olimpíadas de 2020. Tóquio, 13 milhões de habitantes e com a experiência de já ter organizado os Jogos de 1964, derrotou Istambul por 60 a 36 votos e foi a escolhida pelo COI. Uma vitória bem marcada desde a primeira votação, quando obteve a vantagem (46) mas ainda não era a maioria. Este resultado levou a um desempate entre Istambul e Madrid. que somaram 26 votos. No segundo escrutínio, a candidatura turca teve 49 a 45 enquanto Madrid, uma vez mais, a terceira seguida, ficou na decepção.
Na disputa final, quase o dobro da votação. Para analistas, pesaram o poder econômico, a perspectiva tecnológica com as inovações que o Japão promove e também o fato da imagem esportiva consistente. Em todas as Olimpíadas, nenhum atleta japonês foi pego em exame antidopping. São detalhes que influenciaram, com certeza. O resultado foi comemorado intensamente já na madrugada japonesa. Os Jogos Olímpicos de Tóquio serão entre 24 de julho e 9 de agosto, enquanto os Paraolímpicos serão disputados entre 25 de agosto e 9 de setembro, períodos de calor úmido.
Esta é a quarta vez que a maior competição esportiva viaja para a Ásia e a primeira foi exatamente para o Japão. A candidatura de Toquio foi a mais consistente no aspecto técnico, com garantias financeiras também. Desde 2009, um fundo de financiamento já existe em função dos jogos de 2020, com recursos garantidos de US$ 4,5 bilhões.
O primeiro ministro Shinzo Abe assegurou que os problemas da contaminação da central nuclear de Fukushima, a 230 km. da capital, nunca teve impacto sobre Toquio. E que a capital do Japão é uma das cidades mais seguras do mundo, acreditando sempre no movimento olímpico e em seus lemas, inclusive na promoção do turismo e da paz..
O governo japonês assume toda a responsabilidade neste aspecto e vai criar um Conselho dos Jogos Olimpicos que incluirá os departamentos de Segurança, Guarda Costeira, Corpo de Bombeiros e Forças Armadas.
O estádio nacional de Kasumigaoka, para 80 mil espectadores, projetado sobre a base do atual estádio Olimpico (que foi construído para os Jogos de 64), com seu novo e futurista formato será palco das cerimônias de abertura e encerramento, além das competições de atletismo, partidas de rugby e futebol. O torneio também terá jogos nos estádios de Yokohama, Saitama, Miyagi e Sapporo.
Tóquio conta com 36 instalações, 15 já completos, a maioria em um raio de apenas 8 km. Outras 9 novas, 10 serão temporárias, e outras 2 estão em processo de construção. A Vila Olimpica será construída sobre a ilha de Harumi, em área de 44 hectares, que terá finalidade residencial depois dos Jogos.
Fonte: Travel 3