JOÃO PESSOA – Uma das constatações mais efetivas que se tem na Paraíba de hoje é como o turismo está crescendo por aqui. Anos de trabalho, muito esforço e dedicação, parece mesmo que chegou a vez do estado entrar no rol dos novos destinos em fase de descobertas do turismo brasileiro. A tendência ao longo deste ano tem mais de 5% no crescimento médio dos oito primeiros meses, em agosto o numero de visitantes foi de 118.267 turistas, com 5,59% a mais em relação ao ano passado. Isto significa que o numero de turistas já ultrapassou l milhão entre janeiro e setembro, indicam os números da PBTur.
O maior fluxo para o destino Paraíba continua o paulista, responsável pela emissão de 21,6% do total. Em seguida vem o vizinho estado de Pernambuco, 16%. A taxa de ocupação hoteleira da boa rede de hospedagem existente no Estado supera os 60%.
Danielle Nunes, responsável pela gerência da TAM na Paraíba, assinala que a companhia aérea tem oferecido todo o apoio ao turismo da região, marcando presença no Festival de Turismo que está em sua terceira edição. A TAM é responsável por 48,6% do market-share do movimento aéreo paraibano, e de 45% no movimento do aeroporto de João Pessoa, principal portão de entrada para quem vem à Paraíba.
O secretário estadual, Renato Feliciano, garante que o turismo na Paraiba vem recebendo um tratamento prioritário. Em outubro começa a segunda etapa do pavilhão do Centro de Convenções que vai transformar o setor de eventos. Um teatro com capacidade para 3 mil lugares é um dos destaques.
A terceira capital mais antiga do pais está investindo na recuperação do seu centro histórico, com recursos de R$ 51 milhões nesta primeira fase da revitalização. Como polo cultural, histórico e cultural, este é um desafio extraordinário para a transformação da cidade como destino, como salientou o prefeito Luciano Cartaxo em seu pronunciamento na abertura, destacando a importância do Fesival para a cidade e o estado.
FONTE: TRAVEL 3