A Federação Internacional de Futebol recebeu mais de 6 milhões de pedidos para ingressos da Copa do Mundo de 2014, e há o temor de que tal fato possa gerar um caos aéreo sem precedentes no País. Tem a ver com o numero de torcedores que deverão viajar para acompanhar as seleções. Além dos classificados sulamericanos, os americanos, alemães, ingleses e talvez os mexicanos, que voltaram a ter esperanças, dupliquem esta que já é uma procura recorde.
Estes torcedores de países distantes poderão gerar deslocamentos incríveis e um grande aumento de tráfego nos aeroportos do país, sendo um dos temidos ‘gargalos’ na realização da Copa.
Com os jogos disputados nesta semana pelas Eliminatórias, houve a heroica confirmação da Colômbia (foto acima) nos 3×3 diante do Chile, chegando ao ponto que faltava e voltando ao Mundial de onde esteve ausente nas duas ultimas. Deverá ter uma das maiores torcidas presentes no Brasil. O México ainda respira e suspira. Venceu o Panamá e aguarda pela definição na disputa contra Honduras. Os mexicanos (caso se classifiquem) deverão ser responsáveis por quase 100 mil torcedores aportando para incentivar a seleção azteca. Quem também deverá vir em grande numero serão os equatorianos, só falta um ponto para confirmar uma das vagas no Continente. Entre Chile e Uruguai deverá ficar o classificado para a disputa extra contra a Jordânia. Mais seleções favoritas e europeias que também carimbaram o passaporte: a Bélgica, voltando ao mundial após 12 anos, a Alemanha, cuja fase renovadora tem entusiasmado seus torcedores e a Suiça que já tem até local sede de treinamento no seu período preparatório. Vai ficar no Casa Grande resort & Spa Hotel, do Guarujá. Quem decepcionou e ficou mais longe da vaga direta foi a seleção de Portugal que ficou no empate de 1×1 com Israel, em Lisboa. A Russia ampliou a vantagem para a classificação neste grupo. Além do Brasil, classificado como país-anfitrião, nove outras seleções já garantiram as vagas..Os primeiros a vieram da Ásia: Japão, Austrália, Coreia do Sul e o Irã. Da América do Sul, a Argentina, soberana e uma das grandes favoritas para o torneio. Deverá haver uma avalanche de torcedores argentinos, mas aí também haverá uma utilização maciça do esquema via rodoviário, a menos que o sorteio de sede force os hermanos a grandes deslocamentos. Na região da América Central, América do Norte e Caribe, Costa Rica e EUA também estão confirmados no Brasil 2014. Destaque para o aumento impressionante no interesse dos americanos pelo futebol. Da Europa, Itália e Holanda já estavam. Foram mais três ontem e depois da terça-feira que vem (15), o quadro estará montado.
Além dos vencedores dos grupos, os oito melhores segundos colocados das eliminatórias europeias continuarão com esperanças de viajar ao Brasil. Isso será decidido na repescagem, que acontecerá em partidas de ida e volta nos dias 15 e 19 de novembro. O sorteio desses duelos será realizado na sede da FIFA em Zurique no dia 21 de outubro às 14h (9h de Brasília). As quatro equipes mais bem classificadas enfrentarão uma das outras quatro equipes em emocionantes mata-matas.
Fonte: Travel 3