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Túnel liga Turquia – Europa

É histórico. A primeira ligação ferroviária submarina intercontinental. Em apenas 4 minutos e a 60 metros de profundidade sob o Bósforo, é possível passar  pelo estreito que separa a Europa e a Ásia, na única cidade do mundo que está em dois continentes ao mesmo tempo.  A Istambul dos mega-projetos tem mais este,  com tecnologia japonesa resistente a sismos, um projeto sonhado por 150 anos pelos otomanos.  O sultão Abdulhamid foi quem idealizou o túnel em 1861.

 

 

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, inaugurou nesta terça (29),  o Marmaray, que atravessa o mar de Mármara, e fica a menos de 20 quilômetros da falha sísmica  onde os cientistas calculam existir 68% de probabilidade para um sismo de magnitude 7 ou mais dentro dos próximos 30 anos.

A Câmara dos Arquitetos e Engenheiros  da Turquia  fez questão de uma conferência de imprensa chamando a atenção para a vulnerabilidade do túnel, que poderá transportar mais de um milhão de pessoas diariamente.

Já o ministro de transportes da Turquia, Binali Yildirim, garantiu que o projeto Marmaray é a ‘estrutura mais segura de Istambul e une os dois continentes da histórica ‘Rota da Seda’ A inauguração coincidiu com as comemorações dos 90 anos de fundação da Republica da Turquia.

Todas as possibilidades foram levadas em consideração, segundo o primeiro ministro japonês que esteve em Istambul para comemorar a inauguração – que além dos interesses técnicos, teve grande parte do financiamento através do Banco de Cooperação Internacional liderado pelo Japão. O Marmaray foi construído pela empresa nipônica Taisei, em colaboração com duas turcas.

No conjunto da obra que custou 2 bilhões de euros, são 13 quilometros que serão utilizados por trens convencionais e posteriormente os de alta velocidade. O tráfego de Istambul, um dos mais congestionados do mundo, poderá ser reduzido em 20%.

 

Este é o primeiro dos chamados megaprojetos do atual governo turco que está há dez anos no poder.  Um outro que estará pronto para 2015 é a terceira ponte entre os dois continentes. O próximo é a construção do  maior aeroporto do mundo, passando do já gigantesco Ataturk para o Sabiha Gorkçen e também existe um terceiro, de profundo aspecto religioso, com uma gigantesca mesquita no alto de uma das montanhas de Istambul.

A Turquia, cujo aumento do setor turístico também é considerável  tem planos programados em investimentos onde deverá gastar mais de 180 bilhões de euros em estradas, energia e infraestrutura geral, além de telecomunicações, dentro dos próximos dez anos.

Fonte: Travel 3

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