É histórico. A primeira ligação ferroviária submarina intercontinental. Em apenas 4 minutos e a 60 metros de profundidade sob o Bósforo, é possível passar pelo estreito que separa a Europa e a Ásia, na única cidade do mundo que está em dois continentes ao mesmo tempo. A Istambul dos mega-projetos tem mais este, com tecnologia japonesa resistente a sismos, um projeto sonhado por 150 anos pelos otomanos. O sultão Abdulhamid foi quem idealizou o túnel em 1861.
O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, inaugurou nesta terça (29), o Marmaray, que atravessa o mar de Mármara, e fica a menos de 20 quilômetros da falha sísmica onde os cientistas calculam existir 68% de probabilidade para um sismo de magnitude 7 ou mais dentro dos próximos 30 anos.
A Câmara dos Arquitetos e Engenheiros da Turquia fez questão de uma conferência de imprensa chamando a atenção para a vulnerabilidade do túnel, que poderá transportar mais de um milhão de pessoas diariamente.
Já o ministro de transportes da Turquia, Binali Yildirim, garantiu que o projeto Marmaray é a ‘estrutura mais segura de Istambul e une os dois continentes da histórica ‘Rota da Seda’ A inauguração coincidiu com as comemorações dos 90 anos de fundação da Republica da Turquia.
Todas as possibilidades foram levadas em consideração, segundo o primeiro ministro japonês que esteve em Istambul para comemorar a inauguração – que além dos interesses técnicos, teve grande parte do financiamento através do Banco de Cooperação Internacional liderado pelo Japão. O Marmaray foi construído pela empresa nipônica Taisei, em colaboração com duas turcas.
No conjunto da obra que custou 2 bilhões de euros, são 13 quilometros que serão utilizados por trens convencionais e posteriormente os de alta velocidade. O tráfego de Istambul, um dos mais congestionados do mundo, poderá ser reduzido em 20%.
Este é o primeiro dos chamados megaprojetos do atual governo turco que está há dez anos no poder. Um outro que estará pronto para 2015 é a terceira ponte entre os dois continentes. O próximo é a construção do maior aeroporto do mundo, passando do já gigantesco Ataturk para o Sabiha Gorkçen e também existe um terceiro, de profundo aspecto religioso, com uma gigantesca mesquita no alto de uma das montanhas de Istambul.
A Turquia, cujo aumento do setor turístico também é considerável tem planos programados em investimentos onde deverá gastar mais de 180 bilhões de euros em estradas, energia e infraestrutura geral, além de telecomunicações, dentro dos próximos dez anos.
Fonte: Travel 3