Responsável ainda pela administração de mais de 60 aeroportos em todo o Pais, a Infraero está sob uma nova linha de condução, em função da portaria assinada nesta semana pela Secretaria da Aviação Civil. Um dos itens é que a empresa estatal deverá ter sistema de wi-fi em todos os aeroportos e para tal um novo sistema deverá ser implantado até o primeiro semestre de 2014.
Além de internet sem custo, terá também que disponibilizar tomadas em número suficiente para os passageiros e ter em suas áreas comerciais “ um número adequado” de áreas para alimentação que incentive a “redução de preços” ao consumidor. Recursos para tal já são previstos no orçamento da Infraero.
Salgado Filho, em Porto Alegre, um dos aeroportos sob administração completa da estatal.
A medida de como a estatal deverá tratar suas áreas comerciais e de serviços aos passageiros foi assinada pelo ministro Moreira Franco e se for realmente cumprida, será uma das melhores.adaptações no conjunto de serviços dos aeroportos. Também já é uma adaptação da Infraero aos padrões internacionais de operadores aeroportuários, no caso de sua participação como sócia dos aeroportos que foram concedidos no ano passado (Guarulhos, Campinas e Brasília).
Moreira Franco sobre o novo momento dos aeroportos brasileiros.
“Queremos qualidade, preço e prestação de serviços nos aeroportos brasileiros à altura do século XXI”, afirmou o ministro. “Qualidade do serviço é nossa obsessão”. Outra das reformulações previstas na medida é com relação aos estacionamentos, que terão preços diferenciados para vagas de acordo com a distância delas até os terminais do aeroporto. Indica ainda que a Infraero deverá incentivar a concorrência dentro dos aeroportos, com a intenção de baixar o preço, sobretudo áreas de alimentação, Esta é a primeira vez que a política comercial da Infraero passará a seguir diretrizes formuladas pela SAC, criada em 2011.
Fonte: Travel3