Antes do advento da internet, quando um agente de viagem queria mostrar a um cliente – fosse ele um turista ou um viajante a negócios – mais detalhes sobre um hotel, sua localização, os tipos de acomodação e serviços oferecidos, abria um grande livro, gigantesco, pesado, chamado Index.
Este Index da hotelaria era anualmente atualizado o que significa que no final dos seus 365 dias de vida, as folhas já estavam gastas, aquelas que se desprendiam da lombada permaneciam ali, coladas com durex – já que aquele era um precioso conteúdo de informação.
Aí veio a internet, e… vocês já sabem o final da história. Hoje, o que não falta é informação a disposição dos viajantes. E as ferramentas tecnológicas estão sofisticando essas informações. Você entra no site de um hotel e confere as fotos, que, é claro, ainda podem mascarar detalhes, confundir o consumidor e, infelizmente, vender gato por lebre.
Pois uma nova ferramenta que está em experiência já é velha conhecida nossa e poderá ser usada também na hotelaria. O Google está testando com alguns hotéis um tipo de Google Street View. As fotos panorâmicas dos hotéis estarão em alta resolução para o viajante perceber detalhes e fazer um tour por todo o hotel. Outra ferramenta é a Google Wallet, ou carteira Google, versão própria do PayPall, um sistema de pagamento para ser usado na Internet, mas isso é assunto para uma outra viagem.
Fonte: Travel 3