Em meio ao número elevado de reclamações contra o setor, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lançou um novo portal para auxiliar a vida do usuário do serviço de telefonia fixa, móvel, internet e TV paga.
O Portal do Consumidor, no endereço , traz uma linguagem menos técnica, para facilitar a compreensão. Além de dicas sobre como resolver impasses e a quem recorrer, o site apresenta alguns rankings comparativos entre empresas.
A página não vai substituir o atual site da agência – que, nos próximos meses, entretanto, deve passar por uma reformulação.
Há informações sobre ranking das empresas mais reclamadas, índices de qualidade e o desempenho do atendimento ao consumidor, que mede a capacidade e agilidade das empresas em resolver os problemas. São dados úteis para serem consultados antes de contratar um serviço.
Também no portal, a Anatel montou uma lista de todos os direitos dos clientes de serviços de telecomunicações. Dá para saber, por exemplo, que a empresa de TV por assinatura não pode atrasar a instalação em mais de 48 horas em relação à data marcada e que interrupções no serviço de banda larga devem gerar desconto proporcional na fatura.
“A nossa intenção é dar ao consumidor as ferramentas que ele precisa para comparar empresas e resolver problemas”, disse a superintendente de relações com consumidores, Elisa Leonel.
Apenas em 2013, a Anatel recebeu mais de 3,1 milhões de reclamações e pedidos de informação.
As principais queixas são: erros nas faturas de celular e qualidade da telefonia fixa.
Nesta fase, porém, o novo site ainda não oferece a opção de fazer uma reclamação direta à Anatel, mas essa funcionalidade estará disponível em breve, diz Elisa.
FONTE: JORNAL DESTAK