Fale Conosco

(11) 94399-5036

Associado

Faça o login

Árvore gigante atrai turistas à Trilha do Visgueiro em Maragogi, Alagoas

Árvore com mais de 500 anos e 22m fica em reserva de Mata Atlântica.
Roteiro rural e comunitário integra as 23 Rotas Oficiais da Copa do Mundo.

Fazer uma caminhada por dentro de uma reserva de Mata Atlântica é uma ótima experiência para quem aprecia o contato direto com a natureza. Uma boa opção é a Trilha do Visgueiro, em Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, onde é possível contemplar visgueiros gigantes, árvores centenárias que resistiram à ação do homem e do tempo.

A trilha fica no assentamento agrário Água Fria, que surgiu em 1997, com a chegada de 42 famílias ao local, a 18 km da cidade de Maragogi. A partir daí, são aproximadamente 6 km de caminhada, em uma rota feita em círculo para evitar a necessidade do turista refazer trechos. O passeio dura em média duas horas, com paradas para contemplação do lugar e banho de bica, tudo isso em uma reserva natural de Mata Atlântica.

O roteiro é uma das 23 Rotas Oficiais da Copa do Mundo de 2014, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e o Sebrae com foco na promoção e comercialização de produtos, serviços e destinos da agricultura familiar localizados no entorno das cidades-sede da

maior visgueiro da trilha atinge mais de 20 metros de altura (Foto: Jonathan Lins/G1)

Guia fica quase imperceptível na imensidão do
visgueiro (Foto: Jonathan Lins/G1)

O trajeto é guiado por um dos trabalhadores rurais do assentamento. A cada passo são desvendados os segredos da Mata Atlântica, com árvores diversas e canto dos pássaros como curió, sanhaçu, pica-pau, entre outros animais que habitam o local a exemplo de tatus, cotias, tejos, quatis.

Também, logo no primeiro trecho do percurso, visgueiros de diversos tamanhos começam a aparecer antecedendo os maiores que estão por vir ao longo da trilha. São inúmeros. No entanto, nenhum deles tem mais destaque que o Gran Visgueiro, árvore-mãe com mais de 500 anos e 22 metros de altura, copa extensa e raízes que chegam a se estender por um raio superior a 50 metros de distância.

Raízes externas ganham destaque a cada aproximação devido à capacidade de crescer com a árvore que sustenta, como se formassem muretas de proteção capaz de ultrapassar a altura de homem em pé. “Quando as pessoas que não conhecem este visgueiro perguntam se realmente ele é grande, digo apenas que, por conta da raiz, são necessárias quinze pessoas para abraçá-lo. E que de tão grande, não é fácil fazer foto dele por completo. Acho que isso dá uma ideia do tamanho da árvore”, relata o guia e morador local, Geraldo Cândido.

Durante todo o percurso, o guia relata histórias sobre a vida da comunidade e a relação com a reserva de Mata Atlântica, que possui árvores que servem de produtos para medicina e arquitetura popular, como também conceitos que envolvem a preservação das espécies e a educação ambiental.

Raiz  (Foto: Jonathan Lins/G1)

Raiz que impressiona pelo tamanho, formando um paredão ao redor da árvore (Foto: Jonathan Lins/G1)

Ao deixar o largo formado dentro da mata pelo visgueiro gigante, a trilha segue por mais alguns minutos pela trilha coberta de vegetação. Depois a caminhada é em área rural, ao lado das plantações dos agricultores, até a bica de água natural onde se forma um riacho. No local, é possível se refrescar e repor as energias em um banho na água fria como indica o nome do assentamento.

Mulheres de Fibra
De volta ao ponto de partida, na agrovila, vale conhecer a associação Mulheres de Fibras, com sede em uma casa de taipa, edificação feita com barro socado entre estacas e ripas, onde as artesãs que a integram se reúnem para produzir e vender o artesanato desenvolvido pela comunidade rural.

Integrante da associação artesanal, 12 mulheres dos assentamentos Água Fria e Massagana produzem peças de filé com a fibra da bananeira. São carteiras, bolsas e diversos objetos utilitários de decoração e cozinha feitas com matérias primas sustentáveis retiradas do tronco da bananeira.

Com o trabalho turístico vinculado à Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro), os passeios para a Trilha do Visgueiro devem ser previamente agendados pelos telefones (82) 3296-2010 / 9113-8299, ou na própria sede da Coopeagro, que fica na AL-101 Norte, em Maragogi. O valor, sob consulta, é acordado diante do número de pessoas que farão o percurso e do período do mês e da semana.

Talento Brasil Rural
Incluso no projeto Talentos do Brasil Rural, idealizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e Sebrae, a Trilha do Visgueiro, foi selecionada para ser uma das 23 Rotas da Copa, em 2014. A iniciativa tem foco na promoção e comercialização de produtos, serviços e destinos da agricultura familiar localizados no entorno das cidades-sede da Copa do Mundo.

Ao todo, 23 roteiros turísticos (compostos por 54 municípios e cerca de 400 empreendimentos) vem recebendo apoio para melhorar seus produtos e serviços para receber turistas que vão acompanhar o campeonato mundial de futebol.

Confira a lista completa:
1.    Tucorin: Turismo Comunitário no Baixo Rio Negro (AM)
2.    Trilha do Visgueiro (AL)
3.    Roteiro Ecoétnico (BA)
4.    Cultura e Ecologia em Busca do Futuro (CE)
5.    Trekking Travessia (GO)
6.    Circuito na Vivência da Agricultura Familiar do Serras de Minas (MG)
7.    Caminhos Rurais da Mata Atlântica de Minas (MG)
8.    Circuito Rural e Ecológico do Vale do Rio Preto (MG)
9.    Roteiro Serras Rurais (MG)
10.  Natureco Pantanal Remoto (MT)
11.  Circuito Eco-Rural Caminhos do Brejal (RJ)
12.  Caminho dos Engenhos (PB)
13.  Uma Viagem à Civilização dos Potiguara (PB)
14.  Roteiro: Em Terras Quilombolas (PB)
15.  Circuito Turístico Caminhos Históricos da Serra (PR)
16.  Caminhos do Vinho (PR)
17.  Roteiro do Seridó (RN)
18.  Caminhos Rurais de Porto Alegre (RS)
19.  Vale dos Vinhedos (RS)
20.  Agroturismo – Gramado (RS)
21.  Caminhos da Colônia (RS)
22.  Roteiro Caminhos de Pedra (RS)
23.  Roteiro Rural “Caminhos da Roça” (SP)

Fonte: G1.com // Waldson Costa e Cau Rodrigues

http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2014/02/arvore-gigante-atrai-turistas-trilha-do-visgueiro-em-maragogi-alagoas.html

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área dos associados