Fale Conosco

(11) 94399-5036

Associado

Faça o login

TORRE EIFFEL COMEMORA 125 ANOS

A torre que ilumina Paris há 125 anos – comemorados neste dia 31 de março – é o ícone que assistiu e participou de todo este período no qual a Cidade Luz se consagrou como um dos destinos preferenciais do turismo mundial. E que, pela primeira vez, depois das eleições francesas concluídas ontem, terá uma mulher no comando da prefeitura de Paris. Seu nome é Anne Hidalgo, de 54 anos.

A Torre Eiffel, com 300 metros de altura e 1.665 degraus, foi inaugurada há 100 anos + um quarto de século e construída para servir, efemeramente, como marco de entrada para a Exposição Universal de Paris de 1889. Ao longo dos anos, se transformou no símbolo da cidade, da França e até de uma ideia de civilização europeia.

Às 14h40 do dia 31 de março de 1889, Gustavo Eiffel liderou o alçar de uma bandeira gigante da França para assinalar a inauguração da torre que levou o seu nome. Houve a tradição da champagne, dos foguetes e de uma salva de 21 tiros. Pierre Tirard, o primeiro ministro frances  da época entregou ao construtor que havia se comprometido em erguer a torre a principal condecoração. Gustav recebeu a medalha como oficial da Legião de Honra.

Considerada uma das mais belas estruturas construídas, é, atualmente, o monumento mais conhecido e o mais visitado com ingresso pago da França, rivalizando com o Museu do Louvre e ao lado dos templos de Sacré-Coeur e Notre Dame, ambos com acessos gratuitos. Em 2001 disputou a indicação para a lista das Novas 7 Maravilhas do Mundo.

A data dos 125 anos não terá nenhuma comemoração especial em Paris. A torre passa por obras de reformas no piso desde 2012 e que estarão concluídas no próximo verão. Será com a reabertura do primeiro patamar das visitas para os turistas (57 metros), já que acima está o segundo, 115 metros e no terceiro e ultimo, com 300 metros.

Para os turistas estrangeiros que elegem Paris anualmente como a cidade mais visitada do mundo, a Torre Eiffel é uma referência. Existem pelo mundo cerca de 80 torres com altura igual ou superior à Eiffel, mas nenhuma com a sua fama e importância. O seu simbolismo é  marcante.

Desde a sua inauguração na Exposição Universal de Paris de 1889, a visita preferida da maioria que vai à capital francesa pode ser feita de diferentes modos. Visível de vários pontos da cidade, com a sua imponente arquitetura de ferro retorcido, símbolo da industrialização francesa do século XIX.

Em uma visita pela torre, é bom registrar que a alguns metros do pilar sul, diante da estátua do engenheiro e general Gustave Ferrié (1868-1923), exista o pleito de homenagem  “ao homem que salvou a Torre Eiffel” ao evitar que, ela fosse demolida em 1910 e fosse aproveitada como um lugar para as experiências pioneiras das transmissões de rádio, que começava a surgir na Europa e teve papel fundamental no decorrer da primeira guerra mundial.

Algumas vezes considerada como um projeto inútil, teve outras propostas antes de ter confirmado o modelo conhecido.  O de ser uma torre inteiramente em granito e, outra, na forma de uma guilhotina gigante – o que seria uma estranha forma de assinalar a Revolução Francesa. Foram 107 projetos apresentados

Localizada no Campo de Marte, na margem esquerda do Sena, em frente ao Palácio do Trocadéro, sua construção foi durante dois anos, dois meses e cinco dias, com 150 operários e sem nenhum acidente.  O custo foi de 7,5 milhões de francos – no câmbio atual 75 milhões de euros, Com seu valor próprio, já foi palco de experiências científicas, teve utilização militar, foi estação meteorológica,  centro de exposições, painel publicitário, cenário cinematográfico (incluindo um filme de James Bond, o agente 007), local de festejos nacionais.

Quando inaugurada, tornou-se com os 300,65 metros, o edifício mais alto do mundo, titulo que manteve até 1930. No conjunto, o peso de 7 mil toneladas. A cada 7 anos tem o prazo regular de renovação da pintura por questões de conservação. Na torre, funciona o  exclusivíssimo Restaurante Júlio Verne, gerido pelo chef Alain Ducasse. A lista de reservas —diz o guia da Torre Eiffel — leva atualmente três meses de espera, e os preços podem ir 98 a 235 euros

Na Exposição Universal de Paris em  5 de maio e até 31 de Outubro teve  quase dois milhões de visitantes, dos 32 milhões registrados até o final do evento. Entre registros de acontecimentos famosos, em 1935 teve a primeira emissão de televisão, em 1940, na sequência da invasão de Paris, a torre é tomada pela Wehrmacht, que nela hasteia a bandeira nazista; em 1944, na libertação de Paris, a bandeira tricolor da França é hasteada novamente na Eiffel que teve em 1953 a primeira emissão da Eurovisão (coroação de Isabel II Rainha de Inglaterra) para França é feita na torre. Em 1964 é classificada como Monumento Histórico. E no ano passado o Google Cultural Institute disponibiliza online uma exposição sobre a história da Torre Eiffel.

Ao longo de sua história, mais de 250 milhões de pessoas já visitaram aaniversariante de hoje, a Torre Eiffel.

FONTE: TRAVEL 3 / ANTONIO EURYCO

http://www.travel3.com.br/noticia.php?torre-eiffel-comemora-125-anos-1341

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área dos associados