Atualmente Socorro possui uma oferta qualificada de meios de hospedagem e recebe um público estimado de 500 mil turistas por ano, resultado de uma gestão profissionalizada do turismo que contempla intensiva parceria público-privada envolvendo a Secretaria Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Turismo, Associação Comercial e lideranças locais.
O setor de serviços participa com 45% da atividade econômica da cidade, onde se destaca o segmento turístico. Juntos, Comércio e Serviços empregam cerca de 18 mil pessoas em aproximadamente 1,2 mil estabelecimentos comerciais. A infraestrutura turística compreende uma diversificada oferta de parques de aventura, pesqueiros, hotéis, pousadas, colônias de férias, restaurantes, feira de malhas e artesanato. Nos finais de semana mais concorridos, Socorro é o destino preferido de aproximadamente três mil visitantes, gerando uma importante movimentação econômica sem perder o clima de cidade tranquila do interior.
Mesmo com esses resultados no desenvolvimento turístico, Socorro quer continuar avançando e, para isso, iniciou, em abril, a elaboração do novo Plano de Marketing Turístico. A iniciativa conta com o apoio do Ministério do Turismo e investirá em ações como análise da situação atual e planejamento estratégico para melhor posicionar a oferta turística nos principais mercados potenciais. Além disso, serão realizados investimentos em mídias digitais, como internet e aplicativo para dispositivos móveis (smarthphones e tablets), produção de novos materiais promocionais com ênfase em novos mercados e intensificação das ações de divulgação.
“Com a execução do Plano de Marketing Turístico para Socorro, acredito que podemos obter uma visão ordenada de onde devemos concentrar nossos esforços, tirar melhor proveito de oportunidades e potencializar os pontos fortes do município. Além de gerar uma imagem padronizada do destino, teremos novos materiais de promoção e divulgação. Se trata de uma grande oportunidade para direcionar os próximos passos, ainda mais quando pensamos que hoje vivemos em um mercado cada vez mais competitivo, onde quem ganha é quem se destaca”, declara o diretor de Turismo da cidade, Acácio Zavanella.
Aumento de fluxo – A iniciativa pretende trabalhar mercados emissores ainda pouco explorados e também buscar alternativas para aumentar o fluxo de visitantes nos períodos de menor ocupação. O objetivo é trazer mais visitantes como a empresária paulista, Renata Galvão, 33, moradora de Santos, litoral de São Paulo, que afirma: “Socorro é uma aventura gostosa. Você brinca e, ao mesmo tempo, interage com a natureza e descansa”. A administradora de empresas viajou para a cidade no feriado da Semana Santa com a família e amigos. Em média, Renata realiza anualmente duas viagens para o exterior e, no Brasil, costuma fazer até três viagens nacionais. Pretende voltar a Socorro? “Sim, com certeza”, disse, já que, mesmo em um feriado prolongado, não conseguiu realizar todas as atividades oferecidas por um dos parques de aventura da cidade.
“O fato de termos uma natureza exuberante e de estarmos na encosta da Serra da Mantiqueira e perto de um grande centro – São Paulo, nos projeta um futuro ainda mais promissor”, diz o empresário hoteleiro José Fernandes Franco, há mais de 20 anos na atividade turística. As estatísticas indicam que o crescimento do Turismo está em ritmo acelerado. Em 18 anos, o número de hotéis, pousadas e colônias, por exemplo, teve um aumento de 900%, fechando 2012 em 45 unidades. Atualmente, Socorro tem potencial para pelo menos oito segmentos turísticos: Ecoturismo; Turismo de Aventura; Turismo Rural; Turismo Cultural; Turismo de Estudos e Intercâmbio; Turismo de Saúde; Turismo de Negócios e Eventos e o Turismo Social.
A Barcelona Media Inovação Brasil (BMiBrasil) foi a empresa vencedora da licitação para a realização das ações de diagnóstico e planejamento do Plano de Marketing Turístico de Socorro, além de divulgação. O diretor técnico, Richard Alves, avalia que o trabalho deve contribuir para “melhores resultados de um destino referência nacional, mas que ainda pode crescer muito mais com a atividade turística”. A BMiBrasil atua em projetos de inovação aplicados à Cultura, Economia Criativa, Turismo e Desenvolvimento Urbano e Territorial. Implementada em 2012 para desenvolver atividades no Brasil com toda a expertise da Fundação Barcelona Media, instituição da qual é subsidiária. A BMiBrasil soma a experiência da equipe de especialistas multidisciplinares de Barcelona, na Espanha, com competência e conhecimento local dos profissionais brasileiros.
Mais informações sobre a cidade de Socorro e hospedagem nos telefones (19)3895 9562 / (19)3895 9563 ou pelos sites www.socorro.tur.br e www.socorro.sp.gov.br
Resposta de 0
Olá, adorei a postagem! Nasci nesta cidade e acho tão bonito a forma com que se moldaram para as necessidades de todos os públicos. Também tenho um blog desse nicho, adoraria que pudesse dar uma conferida http://www.proximarota.com.br
Também fiz um post sobre a cidade, mas em breve estarei postando novos conteúdos.
Obrigado!