A Azul Linhas Aéreas Brasileiras recebeu a segunda aeronave destinada exclusivamente para transporte de peças, técnicos de manutenção e tripulação de voo, a qual entra em operação neste mês. Trata-se de um monomotor modelo Pilatus PC-12, com capacidade para até nove assentos e um grande compartimento de cargas. A nova aeronave se juntará ao equipamento já utilizado pela companhia – juntos, os dois aviões deverão reduzir o número de cancelamentos de voos da companhia em até 40%, além de garantir economia de combustível em traslados de manutenção.
“O segundo Pilatus será utilizado para realizar com mais dinamismo a manutenção das aeronaves da frota, diminuindo os impactos de uma situação de contingência. Com o sucesso da operação do primeiro Pilatus, optamos por adquirir mais uma aeronave para fazer frente à malha que temos em todo o país. Assim, também melhoramos o serviço prestado aos nossos Clientes”, explica Flávio Costa, vice-presidente Técnico-Operacional da Azul.
O novo monomotor terá uma configuração mista – a capacidade para nove assentos poderá ser reduzida a apenas quatro para garantir mais espaço para o transporte de peças. Caso necessário, em traslado de um número maior de tripulantes, as poltronas podem ser recolocadas. O novo equipamento fica à disposição na base de Belo Horizonte (Pampulha). Já o outro Pilatus está de prontidão em Campinas.
Conhecidainternacionalmente por ser econômica e rápida, a aeronave de origem suíça atinge uma média de 500 km/h a uma altitude média de 30 mil pés. O Pilatus PC-12 soma-se à frota da Azul, atualmente formada por jatos Embraer, Airbus e turboélices ATR.
A primeira aeronave deste modelo foi recebida pela companhia em setembro do ano passado. Desde então, fez pouco mais de 400 viagens transportando tripulação de voo e técnicos de manutenção de peças. A aeronave já esteve no ar por um período superior a 600 horas.