As características do mundo moderno, em que os pais trabalham muitas horas, os filhos vivem em atividades fora de casa ou estão envolvidos por seus “brinquedos” eletrônicos, têm promovido um distanciamento cada vez maior entre membros da família. Já foi a época em que todos se sentavam juntos à mesa de jantar para a ceia. Por isso, quando há uma oportunidade de estarem juntos, tem havido um esforço maior de pais e filhos.
Diante dessa demanda crescente, a CI, maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país, traz o intercâmbio em família, um programa de estudo no exterior em que pais e filhos aproveitam uma experiência internacional e ainda aprendem e/ou aperfeiçoam juntos o segundo ou terceiro idioma. Há programas com foco a língua inglesa e na espanhola.
Os programas acontecem em janeiro ou julho, para se ajustar ao período das férias escolares no Brasil. Enquanto o jovem faz Intercâmbio Teen, programado especialmente para sua faixa etária, os pais aperfeiçoam o idioma na mesma escola. O programa tem duração média de quatro semanas e a hospedagem é em casa de família ou residência estudantil.
Segundo a gerente de produto da CI, Fabiana Fernandes, “muitos pais têm o receio de deixar o filho fazer a primeira viagem internacional sozinho e optam pelo intercâmbio em família como um teste. A vantagem é que eles também aprendem muito e ainda tem tempo com a família em outro país, aproveitando as férias”. Por ano, essa modalidade de intercâmbio tem crescido cerca de 100%.
Apesar de ser uma modalidade nova, a procura tem sido intensa. A expectativa é se intensificar a cada ano, estando acima das taxas médias de crescimento do setor de intercâmbio, que fica entre 15% e 20%. Os destinos preferidos das famílias brasileiras são Argentina, Canadá, EUA, Inglaterra e Nova Zelândia, mas a CI oferece 28 opções de países.
Mais informações e reservas, ligue para (11) 2110-7460 ou acesse: http://www.ci.com.br/estudar-no-exterior/cursos-de-idiomas/intercambio-em-familia