No primeiro semestre de 2014, a Multiplus mostrou, mais uma vez, sólidos resultados. A companhia continua a concentrar seus esforços na criação de campanhas e promoções visando à entrega de uma experiência única aos seus mais de 12 milhões de participantes.
Ações com parceiros como PBKIDS e Netshoes contribuíram para o aumento dos resgates no varejo, que cresceram 53,4% no primeiro semestre e 48,6% no segundo trimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior, o que permitiu melhores ofertas aos seus participantes e taxas de conversão cada vez mais atraentes aos resgates não-aéreos. Além disso, as ações contempladas pela plataforma Resgates Incríveis, que permite aos participantes trocarem seus pontos por experiências exclusivas e únicas, registraram recorde de acessos, trazendo resultados positivos ao número de pontos resgatados.
A Multiplus continua a enriquecer a experiência do seu participante, aumentando o grau de satisfação com o atendimento via Call Center, simplificando o processo de autenticação durante o resgate, além de permitir o resgate por meio das redes sociais. No segundo trimestre, as campanhas de marketing da companhia aumentaram substancialmente os acessos ao site da Multiplus, que ultrapassaram outros canais de comunicação. Pela primeira vez na história da companhia, a geração de novos cadastros via site da Multiplus superou o número de registros de novos participantes via site da TAM.
E a Multiplus continua a trabalhar muito próxima de sua controladora, a TAM, na busca de oportunidades que aumentem a percepção de valor de seus participantes. A sazonalidade natural do setor de transportes aéreos e a parceria de longo prazo com a TAM permitiram à Multiplus oferecer resgates únicos, impactando positivamente toda a rede de parceiros.
Em relação aos resultados financeiros da companhia, é importante ressaltar que o segundo trimestre foi impactado negativamente pela Copa do Mundo, especialmente no mês de junho, devido a um menor tráfego de voos domésticos e internacionais. O cenário interrompeu o comércio durante os jogos, e, principalmente, reduziu os dias úteis de trabalho durante esse período, o que impactou o volume de pontos trazidos dos cartões de crédito.
A Multiplus encerrou o primeiro semestre de 2014 com 12,9 milhões de participantes, um crescimento de 10,6% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. A rede atingiu 477 parcerias no primeiro semestre, número 7% maior que o mesmo período de 2013.
Quanto aos resultados financeiros, o faturamento foi levemente superior a R$ 1 bilhão no semestre (exatamente R$1.010,40 milhão), crescimento de 1,8% quando comparado com o mesmo período do ano anterior. No trimestre, esse valor atingiu R$ 472,1 milhões, uma redução de 5,7% em comparação com 2T13. A companhia obteve uma receita líquida 4,7% superior no segundo trimestre, quando atingiu R$ 417,4 milhões. No semestre, a receita aumentou 11,2% quando comparado com o mesmo período do ano anterior, alcançando R$858,1 milhões.
Com relação ao custo total de serviços, este foi de R$602,6 milhões no primeiro semestre de 2014, representando um aumento de 7,4% em relação ao mesmo período de 2013. No segundo trimestre de 2014, os custos apresentaram redução de 0,4% quando comparados ao trimestre anterior. O volume de pontos resgatados, que totalizou 33,5 bilhões no primeiro semestre de 2014 e 16 bilhões no segundo trimestre, foi ligeiramente menor que o do ano anterior. As despesas operacionais somaram R$ 42,2 milhões no trimestre e R$78,9 milhões no primeiro semestre, mostrando um aumento anual de 12,4% e 9,7%, respectivamente.
A companhia divulgou um lucro líquido acumulado de R$154,7 milhões no primeiro semestre de 2014, 48,6% superior se comparado ao mesmo período do ano anterior, o que contribuiu para o aumento de sua margem para 18% no primeiro semestre. No segundo trimestre, o lucro líquido totalizou R$80,1 milhões, um aumento anual de 39,9%.
Principais destaques operacionais do 2T14:
- 12,9 milhões de participantes, crescimento de 10,6% vs 2T13 e 2,7% vs 1T14;
- 19,8 bilhões de pontos emitidos, variação de -6,0% vs 2T13; 41,5 bilhões de pontos emitidos no 1° semestre de 2014, queda de 2,5% vs 1S13;
- 16 bilhões de pontos resgatados, variação de -2,6% vs 2T13; 33,5 bilhões de pontos resgatados no 1° semestre de 2014, crescimento de 3,8% vs 1S13
- Breakage médio (12 meses) de 17,9% vs 19,6% no 2T13 e 18,2% no 1T14.
Principais destaques financeiros do 2T14:
- Faturamento de pontos de R$472,1 milhões, variação de -5,7% vs 2T13;R$ 1.010,4 milhão no primeiro semestre, um crescimento de 1,8% vs 1S13.
- Receita líquida de R$417,4 milhões crescimento de 4,7% vs 2T13;858,1 milhões noprimeiro semestre, crescimento de 11,2% vs 1S13
- Lucro líquido de R$80,1 milhões, crescimento de 39,9% vs 2T13 (19,2% de margem); R$154,7 milhões no semestre, aumento de 48,6% vs 1S13.