Ministério do Turismo ouviu duas mil pessoas residentes nas sete capitais brasileiras responsáveis pelo fluxo de 70% dos turistas no país | |
Aeroporto do Recife é apontado como o principal meio de deslocamento pelos recifenses. Foto: Ed Wanderley/DP/DA Press |
De acordo com a última pesquisa de intenção de viagem do Ministério do Turismo, intitulada Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, Recife aparece como a capital brasileira em que os moradores registraram a maior intenção de viagem pelo território nacional. Foram entrevistadas duas mil pessoas residentes em sete capitais do país: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, por representarem 70% do fluxo de turistas do país.
Entre os moradores do Recife que manifestaram intenção positiva de viajar, a maioria (84,1%) afirmou que deve escolher um destino local. Em comparação, a média nacional da mesma intenção é de 73,6%. A maioria dos viajantes também afirmou que pretende usar o avião (69,9%) como meio de deslocamento. Nesse tópico, a média nacional é de 61%.
Outros dados da pesquisa
O mês de agosto registrou o maior percentual positivo de intenção de viagem: 28,8%. Os demais meses do ano apresentaram os seguintes dados: janeiro (27,1%), fevereiro (26,7%), março (27,1%), abril (26,3%), maio (24,6%), junho (24,3%) e julho (23,9%). Os meios de hospedagem mais requisitados foram hotéis e pousadas (52,3%), seguidos por casa de amigos e parentes (37%) e outros (10,7%).
O meio de transporte mais usado é o avião (61%). Na sequência, aparecem os automóveis (25,1%), ônibus (10,2%) e outros (3,7%). A região apontada como destino pela maioria dos entrevistados é a Nordeste (48,1%), seguida pelo Sul (21,2%), Sudeste (19,2%), Norte (7,3%) e Centro Oeste (4,2%).
FONTE: PERNAMBUCO.COM
http://www.pernambuco.com/app/noticia/turismo/45,30,46,15/2014/09/10/interna_turismo,528572/recife-e-a-capital-em-que-os-moradores-tem-maior-intencao-de-viajar-pelo-brasil-diz-pesquisa.shtml