A partir de hoje e até o fim do mês, a Iluminação da Barragem de Itaipu ganhará tons de rosa – símbolo da luta contra o câncer de mama em todo o mundo. A adesão à campanha Outubro Rosa é uma iniciativa binacional, brasileira e paraguaia.A Itaipu também vai iluminar a fachada do Ecomuseu, as calotas do Parque da Piracema e o portal da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila), próximo à Barreira de Controle, na entrada da usina.
É a segunda vez consecutiva que a usina adere à campanha mundial com o espetáculo de refletores e luminárias, mas a empresa já vem mantendo há vários anos atividades para lembrar o movimento e divulgar ações de enfrentamento à doença.
Para Margaret Groff, diretora financeira executiva de Itaipu, cuja área mantém o Programa Pró-Equidade de Gênero da usina, a iniciativa mostra a responsabilidade da empresa para um movimento que visa chamar a atenção sobre um aspecto importante, a prevenção.
“A Itaipu, que por si só já é grandiosa, torna-se ainda mais gigante quando adere a uma causa nobre como essa”, diz. “É bom lembrar que o câncer de mama acomete não só as mulheres, mas também os homens. Todos devem se prevenir, tomando os cuidados necessários.”
A coordenadora do Programa de Incentivo à Equidade de Gênero da Itaipu, Maria Helena Guarezi, segue a mesma linha: “Não se acomode nem se intimide; previna-se.” Quando diagnosticada precocemente, a doença tem até 95% de chance de cura.