A cada dia que passa, o uso dos aplicativos para chamadas de táxi cresce no país. A solução está tão bem difundida que os governos municipais, juntamente com as cooperativas de motoristas de táxi, já se uniram para regulamentar o uso desses sistemas, pois, como é muito mais fácil para o passageiro usar o aplicativo do que ligar na cooperativa, estas começam a perder receita.
Como toda boa ideia, a dos aplicativos é simples e funciona muito bem. O condutor se cadastra pela internet, no servidor do app, usando um celular com pacote de dados 3G, por onde será localizado durante as chamadas. Ele é obrigado a inserir todos os seus dados, incluindo o tipo de carro que utiliza. Tais dados são passados para o cliente no momento da chamada.
Quando o motorista quiser usar o sistema, basta se conectar ao servidor por meio do aplicativo, e o carro ficará disponível para as chamadas. Quando um usuário aciona o botão Chamar táxi, o sistema, pelo GPS, localiza-o e procura por carros próximos ao local. Em seguida, os condutores que estiverem na região recebem um alerta, podendo aceitar ou declinar a chamada. Se o motorista aceita, imediatamente o passageiro recebe a informação com o nome, o celular, a placa, o modelo do veículo e quanto tempo este demorará para chegar ao local. Enquanto isso, o cliente pode ainda acompanhar, em tempo real, o deslocamento do carro no mapa.
Atualmente, os condutores se cadastram em mais de um sistema, e já se fala em um aumento de faturamento na casa de 30% para quem está usando os apps. Fiz o teste com dois sistemas em Belo Horizonte. Um foi o EasyTaxi, o mais usado pelos motoristas, que oferece bastante recurso e, segundo alguns profissionais, é o que tem a melhor geolocalização de passageiros e veículos. Usei também o WayTaxi, que teve um resultado ok, mas tem um visual não tão atraente. Todos os dois localizaram um carro muito perto de onde eu estava e, rapidamente, atenderam a minha solicitação.
Pude observar que a localização do automóvel em tempo real, no EasyTaxi, foi perfeita. Pude vê-lo, inclusive, passando na porta da minha casa e retornando na esquina. Já no WayTaxi, não sei se por um erro do sistema, houve uma demora na chegada do carro até o local, porém nada que comprometesse o serviço. Um detalhe bacana do WayTaxi: pode-se cadastrar um cartão de crédito e fazer o pagamento da corrida usando o próprio sistema. É só avisar ao condutor, na hora da chamada, que você pagará dessa maneira. Isso é necessário, porque nem todo motorista se cadastrou para receber o pagamento por meio dessa modalidade.
Para encerrar, o EasyTaxi salvou uma viagem do meu cunhado e sua família que, por uma distração, engaram-se com o horário do voo, que sairia às 21h, enquanto pensavam que seria às 23h. Por sorte, descobriram o erro a tempo e, enquanto fechavam as malas na maior pressa, meu sobrinho, calmamente, chamou o táxi pelo aplicativo. Quando os pais se lembraram de que precisariam de transporte para o aeroporto, o carro já estava na porta, esperando os passageiros. Ao fim, felizmente, deu tudo certo.
Por essa e por outras, os apps de chamada de táxi caíram no gosto dos usuários de smartphones e dos motoristas. A tendência é, a cada dia, terem mais recursos para facilitar a vida de ambos.
FONTE: TRAVEL3 / MARCELO PESSOA
http://travel3.com.br/materia.php?taxi–2842