Na próxima terça-feira, dia 14 de outubro, na sede da Fecomércio, em São Paulo, a Associação Brasileira de Empresas de Eventos e o Sebrae Nacional, através do Programa de Qualidade ABEOC Brasil apresentam o II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil. A pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, com apoio da da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e ForEventos (Fórum do Setor de Eventos) revela que o setor cresceu, nos últimos 12 anos, aproximadamente 14% ao ano, aumentando a sua participação no PIB do país de 3,1%, em 2001, para 4,32%, em 2013. Além de informações sobre a relevância e a dinâmica da indústria de eventos no Brasil, a pesquisa é um guia completo dos espaços para eventos disponíveis no território nacional.
“Este estudo coloca à disposição do mercado de turismo e eventos informações fundamentais para o planejamento dos negócios”, analisa a presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires. “Graças a visão da ABEOC Brasil, Sebrae, CNC, FBHA e ForEventos podemos oferecer ao País o cenário preciso de um dos setores que mais cresce na economia nacional”, acrescenta.
Para o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, as empresas do segmento precisam se capacitar para oferecer serviços de qualidade ao cliente. “O Brasil vem ganhando muita visibilidade internacional nos últimos anos e o mercado de eventos está em expansão. Ao adotar boas práticas de gestão no negócio, o empresário ganha alternativas de melhoria de processos, o que aumenta a competitividade dos pequenos empreendimentos”, afirma. “Quem quer empreender no mercado de eventos, como em qualquer outra área, precisa estar sempre em busca de capacitação e informação”, ressalta Barretto.
A movimentação econômica do setor no ano passado foi de R$ 209,2 bilhões, incluindo a soma dos gastos feitos pelos participantes de feiras, congressos e outros eventos, a receita gerada com a locação dos espaços destinados a esses encontros e o faturamento das organizadoras de eventos. Os dados completos da pesquisa serão divulgados no evento de lançamento e estarão disponíveis online no dia seguinte (15/10), no site da ABEOC Brasil.
O que o Dimensionamento Revelará
O II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil teve como objetivo quantificar a participação da indústria de eventos no PIB do Brasil, avaliar a sua contribuição no processo de geração de emprego, renda e impostos, além de inventariar os espaços de eventos no País, suas características, localização e dinâmica de funcionamento.
O estudo também levantou alguns dados importantes do mercado de eventos, como: capacidade instalada por região geográfica, nível de utilização, número de participantes, preço médio de assentos e preço médio por metro quadrado da locação dos espaços e distribuição dos eventos por tipologia.
Aponta também as principais preocupações e desafios destacados pelos gestores do setor através da pesquisa qualitativa “Mercado de eventos no Brasil: Desafios e Perspectivas 2020”, dividida em cinco eixos temáticos centrais: Clientes; Concorrência; Redes de Negócios; Tecnologia; Geração Y.
O II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil faz parte do Programa de Qualidade ABEOC Brasil – Qualificação e Certificação de Empresas de Eventos, em parceria com o Sebrae Nacional e apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).
Principais tópicos da Pesquisa ABEOC Brasil e Sebrae
Número de participantes de eventos
Renda gerada pelos participantes de eventos
Renda gerada pelos espaços
Renda gerada pelas entidades, associações e empresas organizadoras de eventos no Brasil
Emprego gerado pela indústria de eventos
Tributos gerados pela indústria de eventos
Destaques da Pesquisa com espaços para eventos
Tipologia dos espaços para eventos
Tipologia dos eventos realizados nos espaços
Número de participantes por evento
Preços médios de locação
Taxa média de ocupação dos espaços
Renda gerada pelas locações de espaços
Empregos diretos e terceirizados nos espaços para eventos
Sazonalidade – Dias com maior procura
Sazonalidade – Meses mais procurados
Âmbito dos eventos
Tipos de clientes
Marketing e meios de comunicação
Destaques da Pesquisa com empresas organizadoras de eventos
Área de atuação das empresas organizadoras
Tipos de eventos realizados
Número de empregos gerados
Terceirização de serviços – Pessoa Física e Pessoa Jurídica
Locais contratados para a realização de eventos
Valor médio dos preços praticados
Composição da receita média de eventos
Composição média das despesas de eventos
Regime de enquadramento tributário
Tipos de seguros praticados
Principais contratantes de evento
SERVIÇO
O que: Lançamento da Pesquisa de Dimensionamento Econômico do Setor de Eventos no Brasil
Quando: 14 de outubro, 10h30min
Onde: Fecomércio – SP. Rua Doutor Plínio Barreto, 285. Bela Vista. São Paulo – SP.
RSVP:confirmacaodepresenca@sebrae.com.br. (61) 3243 7812