Fale Conosco

(11) 94399-5036

Associado

Faça o login

Decolar e Tam lideram ranking de reclamações do Procon-SP

O Procon-SP elaborou um ranking de agências de viagens, operadoras e companhias aéreas com o maior número de CIPs (Carta de Informações Preliminares), um documento enviado ao fornecedor expondo uma reclamação prévia e solicitando as devidas providências. Na lista de agências de viagens e operadoras, a Decolar.com aparece com 251 CIPs e índice de solução de 76% dos casos. Em relação às companhias aéreas, Tam (252 CIPs) e Gol (228 CIPs) figuram no topo das reclamações, com índice de solução de 70% e 75%, respectivamente.

Em ambos os rankings, os principais problemas encontrados pelos consumidores, com 74% dos casos, têm a ver com cobrança, serviço ou contrato. O Procon-SP considera ideal um índice de solução acima de 95%, o que representa um maior comprometimento das empresas com seus clientes.

Confira abaixo os rankings:

AGÊNCIAS E OPERADORAS

Decolar.com – 251 CIPs e 76% de índice de solução
CVC – 150 e 52%
B2W Viagens e Turismo – 82 e 89%
Tam Viagens – 51 e 56%
Hotel Urbano – 47 e 71%
Edestinos.com.br – 35 e 65%
Viajanet – 35 e 56%
Booking.com – 22 e 42%

COMPANHIAS AÉREAS

Tam – 252 CIPs e 70% de índice de solução
Gol – 228 e 75%
Oceanair Linhas Aéreas (Avianca) – 111 e 70%
Azul – 68 e 61%
American Airlines – 17 e 63%

PRINCIPAIS PROBLEMAS CIPs

Problemas com cobrança – 591
Problemas com o serviço – 535
Problemas com contrato (rescisão, alteração unilateral) – 443
Desistência do serviço – 234
Problemas com extravio/avaria de bagagem e dano material – 157
Problemas com a oferta – 81
Outros – 58
TOTAL 2.099

FONTE: PANROTAS / DANILO TEIXEIRA ALVES

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/mercado/decolarcom-e-tam-lideram-ranking-de-reclamacoes-do-procon-sp_107191.html

Compartilhe:

Deixe um comentário

Área dos associados