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Canadá altera regras para trabalho de estudante estrangeiro

Um dos destinos favoritos dos jovens brasileiros que querem passar uma temporada no exterior, o Canadá alterou as regras de trabalho para estudantes estrangeiros. Fernanda Lassala, gerente de produtos da S7 Study, agência de intercâmbio, alerta que, antes, quem realizava o programa Work & Study, em que o estudante primeiro estuda em um curso de línguas e depois trabalha, tinha permissão para trabalhar. Agora, com as mudanças, só quem pode trabalhar legalmente são os estudantes matriculados em cursos técnicos profissionalizantes, de graduação ou pós-graduação. Fernanda revela que algumas escolas estão se adaptando às novas regras e lançando programas profissionalizantes que permitem ao estudante estrangeiro trabalhar.

Depois que o estudante ingressa no curso técnico profissionalizante, de graduação ou pós, ele está apto a trabalhar. Alguns cursos possuem uma parte chamada de co-op, que significa que durante certo período do curso o estudante somente irá trabalhar. “É como se fosse um estágio na área que se está estudando, podendo ser remunerado ou não”, explica Fernanda. Por exemplo: uma escola particular que oferece um curso de 48 semanas, sendo que são 24 semanas de aula mais 24 semanas de co-op.

Existe também a possibilidade de se ganhar mais um, dois ou três anos de visto de trabalho, na modalidade chamada Post-graduation Work Permit, válida apenas para determinados colleges e universidades.

A agência considera que as mudanças vão atrair outro tipo de público para o Canadá, que até então buscava apenas destinos como Irlanda, Austrália ou Nova Zelândia, que ofereciam a possibilidade de obtenção de permissão para trabalhar. A gerente afirma ainda que as novas regras afetam diretamente um volume bem grande de clientes que buscavam trabalhar mesmo sem o domínio da língua inglesa, o que é aprendido frequentando curso de inglês. A S7 Study procura estar muito atualizada sobre todas as questões que possam interferir de forma direta ou indireta no processo de decisão dos clientes quanto ao destino que buscam.

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