Famílias, casais, grupos de peregrinos. De perto e de longe e até de fora do estado, foram chegando aos poucos, em pequenos grupos. Por volta das 20h, já eram mais de 2.500 lugares ocupados. Na assembleia, os canhões de luzes coloridas e os efeitos de fumaça que começavam a sair das máquinas, sinalizavam que faltava pouco para começar. Nos bastidores, os retoques finais e a tensão dos últimos minutos, aceleravam os corações das mais de 100 pessoas envolvidas na apresentação. Eram mais de 70 crianças, cerca de 35 coralistas e em torno de 25 atores, todos, preparados para emocionar o público, por meio do canto e da encenação. A quarta edição da abertura oficial do Natal luz Solidário com Santa Paulina, realizada no último sábado, 13 de dezembro, no Santuário, em Nova Trento, não podia gerar menos expectativa.
Antes de iniciar a apresentação, a diretora geral do Santuário, Ir. Maria Adelina da Cunha agradeceu a todos pela presença, pelos patrocínios recebidos e enfatizou a dedicação de Ir. Dilma Ardigó, compositora da apresentação e de Livane Enger da Silva e Leonardo Capeleto pela direção da encenação. Pe. André Borges da Silva, scj, reitor do Santuário, destacou em sua fala, finalizada com oração e bênção, os gestos e percepções que os fiéis devem ter, para viver bem o tempo do Natal.
Foi ao som do coral Associação de Florianópolis que o espetáculo começou. Uma atriz caracterizada de Santa Paulina foi a primeira personagem que o público pode ver. Santa Paulina, contava às crianças a história da salvação. Depois disso, outros personagens entraram em cena e contaram toda a história, daquele que veio ao mundo, para salvar a humanidade.
A entrada triunfal das mais de 70 crianças vestidas de branco, a meia luz e saltitantes, todas com lanternas nas mãos, direcionou os olhares do público para o corredor central do templo, aquele era o último sinal, de que Jesus estava para chegar. O choro da criança arrancou sorrisos e emocionou a todos, que viram no palco principal, Maria e José apresentando o pequenino.
Maria Elizabete Teodoro, de Itapema-SC, ficou emocionada com a apresentação. O motivo especial foi à participação de seu filho Bruno, “depois de tantos ensaios, foi emocionante vermos nossos pequenos dançando em louvor ao nascimento do Menino Jesus. Poder fazer parte de tudo isso, foi graça de Deus”, ressaltou Maria, em uma rede social.
Participando pela primeira vez do evento, Ivonete Maçaneiro Peixer e Waldir Peixer, de São João Batista-SC, ficaram maravilhados com a apresentação. “Foi muito lindo! Reviver o nascimento de Jesus, fortalece nossa fé. O que mais nos chamou atenção foi o bebê e o carinho com que Maria e José tratavam a criança.” Disse Ivonete.
Após a apresentação o público se dirigiu para a parte externa do Santuário, na qual pode assistir a um show de fogos de artifício e ao acendimento das luzes decorativas do templo. A programação da noite foi encerrada com um jantar servido no Restaurante do Santuário.
FONTE: Assessoria de Imprensa – Santuário Santa Paulina / Texto e fotos: Andrieli Minatti – Assessoria SSP.