Cidade é a mais bonita e convidativa da Bélgica
Ponte Bonifacius, cenário de Bonifaciusbrug, um dos mais românticos de Bruges (Jan D’Hondt/Divulgação)
Estar em Bruges é um privilégio. Considere-se ainda mais privilegiado se o dia estiver na temperatura certa, com o sol iluminando as calçadas de paralelepípedos, por sua vez, tomadas pelos ávidos visitantes que dividem suas atenções a cada passo. Os milhares de turistas mantêm lotados os barcos que navegam pelos canais. O mesmo ocorre com os restaurantes, e é comum ver uma fila, aqui e ali, para entrar em alguma grande atração local.
Na região de Flanders, onde estão as mais importantes cidades do país – a capital Bruxelas, Antuérpia, Gent e Leuven –, Bruges se destaca, fazendo jus à fama de principal destino turístico da Bélgica.
Estar em Bruges é elevar o olhar para as alturas, admirando o acervo gótico, majestoso. Um dos passeios mais procurados inclui subir os 366 degraus do campanário Belfort, com 83m de altura, para apreciar a vista da cidade. Você topa?
Entre tantos lugares que podem ser recomendados, permitam a indicação do Museu Groeninge Historium, que possui uma fabulosa coleção de pinturas dos mestres flamencos; e do Beguinage, campanário construído em 1245 e habitado por freiras beneditinas. As coloridas casinhas no entorno da Grote Markt, praça principal, dão um toque de alegria ao roteiro. Conheça ainda aMadonna de Bruges, que é única escultura de Michelangelo fora da Itália; e a Concertgebouw, sala de concertos ultramoderna, por ser um dos patrimônios contemporâneos dessa cidade abarrotada de história.
Patrimônio como um todo, Bruges apresenta números surpreendentes: 3 milhões de visitantes em um único dia, 1 milhão de pernoites em sua rede hoteleira de 100 estabelecimentos, outro tanto ou mais de bons restaurantes e vários museus – o da cerveja, do chocolate, dos diamantes e até o da batata frita.
Bruges está no centro de atenções e na lista da Unesco pela sua completa preservação. Já na cidade, basta seguir o fluxo dos passantes para encontrar, logo em seguida, muita admiração, compras e a certeza de estar num destino muito bem recomendado.
A TRAVEL3 viajou a convite da Braztoa, da Comissão Europeia de Turismo e do turismo de Flanders (www.visitflanders.com), com a assistência de viagem da Coris, uma empresa do grupo April.
FONTE: TRAVEL 3/ ANTONIO EURYCO
http://travel3.com.br/materia.php?bruges-surpreende–do-medieval-ao-romantico-3721