
A criação de um passaporte olímpico para facilitar a vinda de turistas e profissionais da mídia durante as Olimpíadas no Rio e o retorno do Brasil Pass foram defendidos hoje pelo ministro do Turismo, Vinícius Lage durante reunião com o prefeito Eduardo Paes, na sede da prefeitura do Rio. “Uma das preocupações nossa é facilitar a vinda de turistas durante os Jogos e a ideia da criação de um passaporte seria ideal para beneficiar a vinda de turistas de mercados como o dos Estados Unidos e até de países asiáticos. Claro que vamos levar essa ideia ao Itamaraty e outras instâncias para ver se é possível esse tipo de documento”, adiantou.
Na ocasião, Vinícius Lages também sugeriu a volta do Brasil Pass, um passe aéreo que permite aos turistas visitarem outros estados com tarifas especiais comprando de uma só vez passagens para diferentes destinos com a mesma companhia. “Nossa ideia é transformar 2016 no Ano Olímpico do Brasil e a volta do Brasil Pass seria ideal no sentido de permitir aos turistas visitarem vários destinos após ou antes dos Jogos”, explicou. O prefeito Eduardo Paes lembrou que a parceria com o MTur é mais uma iniciativa da Prefeitura no sentido de divulgar o Rio e promover ações conjuntas. “O Rio de Janeiro estará ainda mais em destaque com a proximidade das Olimpíadas e queremos mostrar a nossa diversidade com apoio do Ministério”, explicou.
Durante a reunião ficou acertado a discussão de outros temas em futuras reuniões, entre eles a criação da Casa Brasil e da Casa Rio que devem funcionar durante as Olimpíadas. O secretário de turismo do Rio, Antônio Pedro lembrou que a divulgação da cidade no exterior deve ser reforçada nas ações da Embratur. “Essa é a hora de se promover o Rio e o Brasil já que os Jogos são um evento mundial”, destacou. O secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lages também participou da reunião.