Desde a década de 70, a cidade de Cunha, no interior paulista, destaca-se pela arte da cerâmica de alta temperatura, abrigando cerca de 20 ateliês. Não à toa, ficou conhecida como o maior polo da categoria na América do Sul.
Uma das atrações mais encantadoras e apaixonantes nestes espaços dedicados à arte é a abertura das fornadas. Após queimar por cerca de 25 horas, as peças modeladas em argila e coloridas com esmaltes especiais resfriam por três dias e então pode-se conferir o resultado.
Para quem aproveitar o Carnaval na cidade será possível acompanhar a abertura no ateliê Suenaga & Jardineiro, no sábado, 14 de fevereiro, às 10h, 12h, 14h e 16h. Durante o evento, haverá palestras sobre o trabalho e um coquetel. Não é preciso agendar horário.
Já no Gaia Arte Cerâmica, os eventos ocorrem no sábado, 14 de fevereiro, e na segunda-feira, 16 de fevereiro, ambos às 18h. É preciso reservar com antecedência e pagar uma taxa. Por fim, no ateliê da Pousada Cheiro da Terra, os visitantes botam a mão na massa e produzem suas próprias peças, sob supervisão de um monitor.
Para a Páscoa também estão previstas aberturas de fornos nos dias 3 e 4 de abril. Na Cerâmica Flávia Santoro, por exemplo, a participação é gratuita e as atividades acontecem a partir das 11h no sábado 4 de abril.
Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site da Prefeitura de Cunha: www.cunha.sp.gov.br.
FONTE: TRAVEL3
http://www.travel3.com.br/noticia.php?cunha–sp–abrira-fornadas-no-carnaval-e-na-pascoa-4214