A venda de ingressos do carnaval paulistano para o setor turístico do Sambódromo do Anhembi atingiu todas as expectativas. A parceria entre ABAV-SP (Associação Brasileira das Agências de Viagens de São Paulo) e a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo foi assinada no final de setembro pelos presidentes das duas entidades, Constantino Karacostas e Paulo Sérgio Ferreira, respectivamente, e chega às vésperas dos desfiles com todos os objetivos alcançados.
“Essa parceria só vem a consolidar o carnaval paulistano como atrativo turístico e incrementar ainda mais o número de visitantes em nossa cidade neste período”, avalia Ferreira. No total, já foram vendidos 90 mil ingressos para os desfiles do grupo Especial, dias 13, 14 e 20 de fevereiro. Para o Carnaval deste ano, não há mais ingressos para o desfile de sábado, dia 14. Para a sexta-feira, dia 13, ainda é possível encontrar alguns ingressos, mas não no setor turístico.
O balanço com o total de ingressos vendidos por agências de viagens, operadoras e hotéis será divulgado apenas após o Carnaval. No entanto, Ferreira também destaca a adesão de moradores da cidade a essa iniciativa. “Nosso objetivo é despertar o olhar turístico do paulistano’, explica.
“O primeiro veículo de comunicação de uma cidade é o seu próprio cidadão”, reforça Karacostas. Segundo ele, o setor turístico do Sambódromo estabelece um saldo de caráter qualitativo ao trazer para a cidade visitantes, que agregam valor ao Carnaval. “Além disso, a criação de uma área específica aos turistas coloca na prateleira do mercado de turismo um produto de qualidade inegável, que ganhará ainda mais destaque nos próximos anos”, completa. Tanto é que, para o desfile de 2016, a venda de ingressos pelas agências parceiras deve começar já neste primeiro semestre de 2015.
Segundo o presidente da SPTuris, Wilson Poit, o aumento de turistas no carnaval paulistano é, como não poderia de ser, extremamente positivo. “No ano de 2014, pesquisa do Observatório de Turismo, mostrou elevação nos dias de permanência dos turistas no período de Carnaval, de 2,6 dias (2013) para 4,4 dias (2014). Além disso houve crescimento de 4,5% nos gastos. São dados muito positivos e que queremos melhorar ainda mais neste ano”, revela Poit.
De acordo com os dados apresentados por Poit, em 2014, 17,4% dos turistas que estiveram em São Paulo durante o Carnaval ficaram hospedados em hotel e 14,6% vieram de avião. “Essa parceria com a ABAV-SP, a médio e longo prazo, amplia os pacotes de benefícios para a nossa cidade, contribuindo com o aumento de riquezas e a geração de empregos e serviços na cidade”, finalizou.